Conteúdo atualizado em 06.05.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
27/04/2021

Fono premiada em congresso internacional

O trabalho “PINT Brasil (Teste de sentenças no ruído): valores de normalidade” recebeu o prêmio de melhor trabalho no Congresso da Academia Americana de Audiologia de 2021.

O trabalho é resultado da dissertação de mestrado do Curso de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da aluna Camila Oliveira Souza-Tamura, orientado por Regina Tangerino de Souza Jacob,  professora doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a professora Linda Thibodeau da Universidade de Texas, em Dallas, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Acessibilidade Auditiva e Audiologia Educacional do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, que é coordenado pelas professoras doutoras Adriane Lima Mortari Moret, Natália Frederigue Lopes e Regina Tangerino de Souza Jacob e contou com a colaboração da designer da FOB, Camila Medina, que desenvolveu o site que hospeda o teste PINT Brasil  https://pintbrasil.fob.usp.br/

PINT Brasil

O PINT Brasil é um teste que avalia a percepção da fala no ruído, indicado para crianças com deficiência auditiva oralizadas a partir dos quatro anos de idade.

Com a implantação da triagem auditiva no Brasil, o diagnóstico precoce da deficiência auditiva e a adaptação dos aparelhos de amplificação sonora individuais (AASI) e do implante coclear (IC) em crianças pequenas tornaram-se uma realidade frequente e são disponibilizados pelo SUS.

Entretanto, o desempenho desses aparelhos é limitado quando há ruído e reverberação no ambiente, ou quando o falante está há mais de 1 metro distante. Para essas situações é indicado o uso de um sistema de microfone remoto, como o Sistema FM, também concedido pelo SUS. Informações sobre os microfones remotos podem ser obtidas no site remic.fob.usp.br .

O teste PINT foi desenvolvido no laboratório da professora doutora Linda Thibodeau na Universidade do Texas em Dallas (EUA). Por não existirem testes de percepção da fala no ruído para crianças validados no Brasil, o teste foi traduzido, adaptado e validado em português brasileiro por Santos em 2015.

Determinar os valores de normalidade para o teste, ou seja, qual a resposta esperada para as crianças nas diferentes faixas etárias foi o objetivo da pesquisa da aluna Camila Oliveira Souza-Tamura, que ganhou o prêmio da Academia Americana de Audiologia.

O PINT Brasil está disponível de forma gratuita por meio do site  https://pintbrasil.fob.usp.br/ aos fonoaudiólogos de todo o país, auxiliando nos protocolos de adaptação e acompanhamento dos dispositivos eletrônicos aplicados à surdez.

Ilustração: Certificado da premiação no Congresso da Academia Americana de Audiologia