"Mundo das Cores de Duda Glaeser" no Centro Cultural

13/06/2012

O Centro Cultural do Campus USP de Bauru apresenta ao público a exposição “Mundo das Cores de Duda Glaeser”. As obras, 15 quadros em óleo sobre tela, ficarão expostas de 14 a 29 de junho, com entrada franca. O endereço para visitação é Alameda Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

“Mundo das Cores de Duda Glaeser” integra o Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais do Campus USP Bauru. O artista desde os cinco anos de idade já rabiscava os traços que hoje coloca em suas telas. “Seus cadernos  não continham matéria escolar e sim desenhos de coisas e lugares que ele nunca tinha visto, como arquitetura romana, egípcia e européia, entre outras”, conta Silvana Glaeser, mãe de Duda.

Seu ponto forte até aos 16 anos era fazer estas construções em forma de maquete, que guardo até hoje, e o mais impressionante é que ele confeccionava em folhas de papel simples, muito finas”, lembra a mãe.

Duda Glaeser encaixa-se no grupo de pessoas com síndrome de Asperger. Trata-se de uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global. Sua dificuldade é a de interação social, sempre vai precisar de alguém para tomar conta de sua vida pessoal.

As recentes exposições das obras do artista aconteceram no "Templo Bar" e 17° Mostra de Arte  Sem Barreira na galeria "Angelina Messemberg", ambas em 2011. O horário de visitação na USP vai das 8h às 18h, de segunda a sexta.