Serviços mais ágeis no campus USP de Bauru

07/11/2017

Serviços mais ágeis no campus USP de Bauru

Com o objetivo de melhorar o registro de solicitações, o controle da demanda e a consequente ampliação da qualidade dos serviços prestados, o campus USP de Bauru conta agora com um novo sistema de chamados.

O novo sistema, totalmente informatizado, já está implantado nas três unidades FOB, HRAC e PUSP-B. “Buscamos criar uma ferramenta que pudesse ser utilizada pelos diversos setores de forma integrada, permitindo uma manutenção única e centralizada”, informa o analista de sistemas Leonardo Ruiz, da Seção Técnica de Informática da FOB-USP, que coordenou o processo.

Ruiz ressalta que foi um trabalho conjunto dos Setores de Informática das três Unidades do Campus. “Graças a essa integração foi possível mapear os setores requisitantes para utilização da solução de forma padronizada, capacitando os atendentes e treinando os usuários”. Os estudos para implantação do sistema começaram em 2016.

Entre as diversas opções analisadas, o software OTRS Free HelpDesk (https://www.otrs.com/otrs-free-help-desk/), sistema aberto de uso livre e que já vinha sendo utilizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação da USP, foi escolhido para uma análise mais detalhada, levando-se em conta as necessidades particulares do Campus USP de Bauru.

Integração

“Após viabilizar modificações técnicas no software, para atender as necessidades dos setores, e do desenvolvimento de novas funcionalidades específicas para a realidade do Campus, foi possível mapear não apenas os setores da FOB, como também disponibilizar o mesmo sistema para as demais unidades do Campus, PUSP-B e HRAC”, explica o analista.

Foram mapeadas as áreas requisitantes para utilização da solução de forma padronizada, com capacitação dos atendentes e treinamento dos usuários. Adicionalmente, setores que dão apoio aos alunos da Unidade e que implantaram a solução estão conseguindo disponibilizar parte de seus serviços através do sistema, beneficiando também o corpo discente do Campus.

“Ao mesmo tempo em que a modernização do Sistema de Chamados Técnicos tem permitido a integração de diferentes áreas do Campus USP de Bauru, trazendo mais agilidade e eficiência no tratamento das mais diversas solicitações, tem também resultado em uma racionalização dos recursos envolvidos, auxiliando assim o Campus USP de Bauru a cumprir seu papel de buscar a eficiência pública, melhor servindo a comunidade”, finaliza Leonardo Ruiz, também responsável pela análise e desenvolvimento das alterações no sistema.

As áreas do Campus USP de Bauru mapeadas até o momento são, na FOB: Informática, Tecnologia Educacional, Patrimônio/Almoxarifado, Tesouraria, Assistência Técnica Financeira, Manutenção Interna e Seção de Graduação. Na PUSP-B: Transporte, Assessoria de Comunicação, Compras/Patrimônio, Informática, Manutenção, TV USP e Direção. No HRAC: Informática e Manutenção.

O endereço eletrônico para utilização do sistema é https://chamados.bauru.usp.br. Mais informações podem ser obtidas na Seção Técnica de Informática da Faculdade de Odontologia de Bauru (STI-FOB), e-mail sti@fob.usp.br ou ramal interno 266133.