Conteúdo atualizado em 22.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
15/08/2022

Trajetória de Patrícia Penteado na USP

O Centro Cultural da Seção Técnica de Comunicação e Cultura da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) expõe a mostra “Trajetória”da artista plástica Patrícia Penteado.

A exposição exibe 15 obras da artista e pode ser vista até o dia 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A exposição tem como diretriz a mostra de algumas  obras que representam a trajetória da artista nos 24 anos que se dedica à arte, com alguns de seus primeiros trabalhos em giz pastel até o momento atual, no qual suas técnicas mais empregadas são óleo sobre tela, técnica mista e uso de texturas diversas.

Em seu trabalho a presença da figura humana é marcante, mas apesar de sua predileção por esse tema, aborda também os abstratos, flores e naturezas mortas; criando assim séries como “As Lavadeiras”, “Flores”, “Abstratos”, “Releituras de Grandes Mestres”, “ Crianças”, entre outras.

O conjunto de seu trabalho abriga obras que já  participaram de salões, exposições coletivas, inclusão de obras em acervos no Brasil e exterior.

Esta exposição além de marcar em sua carreira uma nova fase, em que a divulgação de sua arte é o seu objetivo, também é uma forma de comemorar os seus 40 anos de formada em Odontologia (Turma de 1982) pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

“Assim é uma dupla alegria a oportunidade da realização da exposição no Centro Cultural da USP, o que de uma certa forma, significa uma volta à casa onde minha formação profissional e pessoal se iniciou” afirma Patrícia Penteado.

A ARTISTA

Iniciou-se nas artes plásticas em 1998 com desenho da figura humana e desenho criativo, pintura à óleo, acrílica, encaustica a frio e a quente, entre outras técnicas, em paralelo com o exercício da odontologia.

Nestes últimos 24 anos, participou de diversas exposições artístiscas no Brasil, Argentina, Espanha e Áustria; e Salões de Artes em Luxemburgo, Espanha, Argentina, Áustria e Brasil.

Recebeu  Menção Honrosa com o trabalho " Aflición" na Fundação de Artes " Adriana Talevi" em Buenos Aires, na Argentina. Tem obras em acervos de instituições na Argentina, Espanha e Brasil.

Serviço:

Exposição “Trajetória”
Artista Patrícia Pentado
Período: Até 26 de agosto
Local: Centro Cultural da USP Bauru
Visitação: Segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Informações: (14) 3235-8394 ou no e-mail centrocultural@usp.br
Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru (SP)

Foto: A artista com as obras "Jardim dos Girassóis" e "Releitura Escultura de Michelângelo II"

Crédito da foto: Giane Quintela (Centro Cultural/USP Bauru)