Odisseia inicia Circuito TUSP de Teatro em Bauru

30/04/2013

Odisseia inicia Circuito TUSP de Teatro em Bauru

O IX Circuito TUSP de Teatro – Teatro sem Pausa inicia com a apresentação gratuita de três espetáculos teatrais no mês de maio, numa parceria com a Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Serão encenadas sempre às 20h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) as peças: Odisseia (1º/maio), Paraíso em Pedaços (4/maio) e Mateus 10 (5/maio).

O Circuito é um programa de ação continuada para a difusão das artes cênicas na USP, e conta com a parceria de outros espaços públicos do interior do estado, como os teatros municipais e as seções de atividades culturais dos campi universitário.

Os três espetáculos abrangem temas como: os costumes, a mitologia, as artes, a indústria cultural e a sociedade de consumo.

O Estúdio da Cena foi criado para aprofundar, fora do ambiente acadêmico, o vasto trabalho de pesquisa artística desenvolvido pela Escola Superior de Artes Célia Helena (ESCH).

O Estúdio da Cena realiza o espetáculo “Odisseia”, no dia 1º de maio, às 20h, e apresenta uma versão contemporânea da famosa saga de Odisseu, herói que venceu a guerra de Tróia, enfatizando sua perplexidade ao voltar para Ítaca, sua terra natal.

A peça tem concepção e direção de Marco Antonio Rodrigues, e dramaturgia de Samir Yazbek e Estúdio da Cena. O espetáculo tem a duração de 120 minutos e a classificação é livre.

Oficina Teatral

O Circuito TUSP realiza uma Oficina de Composição Teatral: O corpo em cena, ministrada pelo Grupo 59 de Teatro, nos dias 4 e 5 de maio, das 14h às 18h, no Centro de Convivência do campus de Bauru da USP.

A oficina objetiva compartilhar procedimentos de composição teatral, a partir da expressão corporal, do estudo do movimento, da dança e do teatro físico. Serão abordados aspectos como: aquecimento, alongamento, dilatação corporal, anatomia, partituras físicas, dinâmicas rítmicas e espaciais, e construção de pequenas narrativas sem o uso de palavras.

A oficina é indicada para estudantes e interessados em expressão corporal, com idade a partir de 15 anos. Os interessados em participar dessa atividade devem enviar e-mail com o currículo artístico para: xykoperes@usp.br

O Teatro Universitário da FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Informações nos telefones: (14) 8174-6273 ou (14) 3235-8394.

Foto: Peça teatral “Odisseia”