Acontece 27º Congresso Odontológico de Bauru

12/05/2014

Acontece 27º Congresso Odontológico de Bauru

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) realiza no período de 14 a 17 de maio, o 27º Congresso Odontológico de Bauru (COB) “Prof. Dr. José Humberto Damante” com o tema: “Qualidade de Vida: A importância de atender integralmente o seu paciente”.

A abertura oficial do evento acontece em 14 de maio, às 19h, no Teatro Universitário, localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

Segundo Linda Wang, professora associada da Disciplina de Dentística da FOB/USP e coordenadora científica do COB, o tema central objetiva chamar a atenção do profissional de odontologia no papel de contribuir com a qualidade de vida a partir de procedimentos que vão do diagnóstico, prevenção ao tratamento e controle da saúde bucal.

Neste contexto, também se considera a necessidade de melhor capacidade de comunicação com o paciente, para que ele participe de forma mais consciente desse processo. Isto porque os aspectos funcionais e estéticos alicerçam o sucesso desta promoção de saúde bucal.

São esperados mais de 1000 congressistas procedentes de Araçatuba, Araraquara, Bauru, diversos estados brasileiros e países da América Latina.

Renomados professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, bem como pós-graduandos e profissionais das áreas afins, abordarão palestras relacionadas ao objetivo do tema central.

Também participam da programação científica, docentes da FOB/USP e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/USP). A programação científica inicia no dia 15 de maio, às 8h e se encerra no dia 17 de maio às 18h.

Merece destaque o “Segundo Meeting Erosion”, que teve sua primeira edição em 2010. A professora Linda Wang afirma que a erosão dentária é um tema que tem despertado o interesse de profissionais e da população, e os avanços em pesquisa nesta área têm trazido maior fundamentação para guiar o profissional em seu tratamento, tanto pelas pesquisas de base como as clínicas.

Durante o COB acontece o “Encontro de 30 anos do PET”, reunindo profissionais que participaram durante sua graduação do Programa de Educação Tutorial (PET).

O encontro de bolsistas atuais e egressos do PET contará com palestrantes pesquisadores de áreas e instituições de atuação diversificada, contribuindo com informações na linha de pesquisa corrente, enfatizando aspectos voltados à qualidade de vida.

Durante o congresso, atividades paralelas relacionadas ao conceito de sustentabilidade serão desenvolvidas junto ao Programa USP Recicla.

No hall de entrada da FOB será realizada uma feira comercial com exposição de produtos das seguintes empresas parceiras: APCD, Bionnovation, Biopdi Equipamentos Odontológicos, Bitufo, Curaprox, DMC/Technodontus, Dental Smile, FACOPH, FGM, FUNBEO, Gnatus/Supraodonto, Labordental, Odontoatual, ROIC, SS White e Vitória Régia Odonto Center.

Mais informações em:  www.cobusp.com.br

(Com informações de Luís Victorelli)