Bolsas para estudar no Exterior

30/08/2012

Bolsas para estudar no Exterior

Os alunos da USP interessados em estudar no exterior agora têm uma nova oportunidade. Até o dia 23 de setembro estão abertas as inscrições para programa voltado a estudantes de graduação e de pós-graduação em universidades brasileiras, espanholas e britânicas.

Pelo período de até seis meses, os universitários brasileiros poderão vivenciar um intercâmbio cultural com as universidades conveniadas. Aprioridade é beneficiar alunos que apresentem desempenho acadêmico destacado, condições socioeconômicas desfavoráveis e bons conhecimentos de outros idiomas.

Ao todo são 100 bolsas de estudos que integram o Programa Fórmula Santander destinadas para cada um dos três países.“Estudar fora do Brasil possibilita encontrar novas culturas, novos conhecimentos”, descreve a bolsista Luciana Pereira Maschio, aluna do 3º Ano do Curso de Fonoaudiologia da FOB-USP.

A estudante é bolsista do programa Mobilidade Internacional e optou pela Escola de Tecnologia de Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal.  “Quero conhecer novas técnicas, novas idéias. O idioma também influenciou na escolha de Portugal”, revela.

Outra aluna da FOB-USP, Brígida Luisa Rodrigues, também do Curso de Fonoaudiologia, escolheu os Estados Unidos para ampliar seus estudos “Espero que com a bolsa eu possa expandir meus horizontes na profissão. Quero trazer de volta esse conhecimento ao Brasil tanto para o lado acadêmico, como no aspecto profissional”, diz. Brígida é bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras.

Enriquecer conhecimento

Para o gerente geral do posto Santander da FOB-USP, Pérsio Martins Júnior, as bolsas têm por objetivo promover o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, além de fomentar a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica.

“E para nós, que estamos num campus como o da USP, é um motivo especial de satisfação poder proporcionar que os nossos alunos,  professores e pesquisadores possam vivenciar outras realidades acadêmicas”.´, diz o gerente.

Os critérios utilizados para seleção dos alunos são definidos pela universidade participante. Verifique no edital disponibilizado quais são os pré-requisitos estabelecidos, condições e prazo de inscrição. Para saber mais: www.santander.com.br/universidades.