Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

25/04/2011

Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

Com o tema “Não deixe o ruído invadir nossa cidade”, o mundo comemora o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído.  Neste ano, no dia 27 de abril, das 14h25 a 14h26, foi agendado um minuto de silêncio para chamar a atenção sobre o tema.

A promoção, no Brasil, é da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) e Academia Brasileira de Audiologia, com o apoio da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP).

A coordenadora estadual do evento, Andréa Cintra Lopes, professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, informa que nas Américas o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído é celebrado no Brasil, Canadá, Chile e Estados Unidos. Na Europa a campanha está sendo promovida na Alemanha, Áustria, Espanha e Suíça. “Por isso as atividades têm um dia e horário comuns para o minuto de silencio”, diz.

O objetivo da campanha é conscientizar a população brasileira sobre o ruído e seus efeitos. Isso inclui conscientização sobre os efeitos do ruído na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, bem como a conscientização sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias.
O público alvo da campanha é a população em geral, de todas as regiões do país.

Como se entende que a mudança de mentalidade, também no que se refere à poluição sonora, deve ser fomentada desde cedo, destacam-se jovens e crianças, principalmente estudantes do ensino fundamental e médio, seja público ou privado, como o público-alvo mais importante.

Além disso, destaca Lopes, considera-se importante alcançar estudantes de graduação de cursos de Engenharia, em especial da Engenharia Acústica, Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, de cursos de Arquitetura e Urbanismo e de cursos de Fonoaudiologia. “Tanto no que se refere à execução de ações que contribuam com os objetivos da campanha como para participarem de uma atividade que contribui para a formação dos futuros profissionais numa ação interdisciplinar e intersetorial”.

Lopes informa que o Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP está programando palestras de orientação para as unidades básicas de saúde, escolas e empresas que apresentam o ruído como um risco para a audição. Os interessados podem agendar as palestras pelo telefone 14 3235-8332. São gratuitas. Para saber mais sobre o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído acesse www.inadbrasil.org.