Outubro Rosa acontece no campus da USP Bauru

06/10/2015

Outubro Rosa acontece no campus da USP Bauru

A Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), com organização da Seção de Eventos Culturais realiza a programação especial “Outubro Rosa USP Bauru 2015”, numa parceria com palestrantes voluntárias e artistas do Grupo Amigas do Peito de Bauru.

O evento participa da Campanha Outubro Rosa e conta com apoio da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e comissões internas de prevenção de acidentes do campus.

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos.

A proposta do evento é participar da campanha mundial "Outubro Rosa", alertar sobre os perigos do câncer de mama, incentivar os exames de rastreamento e desmistificar o medo da morte. A programação tem entrada franca e é aberta à participação da comunidade em geral.

No dia 8 de outubro, às 14h30, no Teatro Universitário da FOB/USP aconteceu a palestra “Julieta está com câncer de mama. E agora?”

A palestra foi ministrada por Izabel Cristina Rossi Landro, graduada em Letras, mestre em Saúde Coletiva e aluna de Pós-Graduação, em nível de doutorado, no Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP.

A outra palestrante foi Luciana Maria Biem Neuber, graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração (USC), especialização em Terapia de Casais e Famílias, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela UNESP/Botucatu e psicóloga voluntária do Grupo Amigas do Peito de Bauru desde 2005.

A palestra trouxe informações sobre a doença, autocuidado da mulher, exames de rastreamento, diagnóstico e tratamento. Aspectos psicológicos e qualidade de vida.

No período de 8 a 30 de outubro, no hall de entrada da FOB/USP será realizada a exposição “Julieta está com câncer de mama. E agora?” com 10 painéis na técnica de óleo sobre tela, 5 panôs de patchwork e 2 banners contendo fotos e poesias.

As expositoras Beth Garcia, Denise Marinho, Izabel Landro e Neusa Saab são mulheres que tiveram câncer de mama, e dão seu testemunho para a sociedade com a finalidade de ajudar as pessoas que passam pela doença e alertar sobre os seus perigos.

Elas dedicam parte de seu tempo para o voluntariado nesse tema. Usando suas habilidades elas decidiram expressar por meio da arte, a conscientização do câncer de mama e contar histórias de mulheres que passaram pela doença com um final feliz.

Luciana Maria Biem Neuber acompanhou o grupo na organização da exposição.

No dia 15 de outubro, o Grupo Amigas do Peito de Bauru apresenta a peça teatral “Se eu tivesse você...”, em dois horários, às 19h e às 20h30, no Teatro Universitário da FOB/USP.

No espetáculo as personagens retratam a trajetória de mulheres que tiveram câncer de mama com o objetivo de entretenimento, expressar emoções, fortalecer o estado emocional das participantes e do público, orientar e transmitir mensagem de esperança, fé e coragem.

A direção é de Luciana Maria Biem Neuber e Álvaro André Zeini Cruz, graduado em Cinema e Vídeo e doutorando em artes cênicas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Sinopse: Como toda mulher, Vitória desempenha vários papéis: mãe, esposa, dançarina... Entretanto, um episódio triste – o câncer de mama - apareceu

causando uma reviravolta e agora ela terá que reunir forças para

enfrentar essa nova etapa em sua vida. A peça conta a trajetória de uma mulher que decidiu que sua história deve fazer jus ao seu próprio nome.

O Teatro Universitário da FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru (SP). Informações no telefone (14) 3235-8394, no Centro Cultural do campus de Bauru da USP.

A campanha Outubro Rosa alerta para os seguintes dados:

* São 57.000 novos casos de câncer de mama diagnosticados no Brasil por ano.

* 30 mulheres morrem por dia no Brasil.

* É a maior causa de morte por câncer no mundo.

Informações sobre o Outubro Rosa no site: http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm