Bateria da FOB-USP homenageia Prof. Marzola

01/12/2017

Bateria da FOB-USP homenageia Prof. Marzola

Os integrantes da Bateria da FOB-USP, alunos de graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, prestaram uma inusitada homenagem ao professor Clóvis Marzola, falecido no dia 23/11/2017. O evento musical aconteceu no dia 29/11, na hora do almoço, em frente ao Restaurante Universitário do Campus USP de Bauru.

A ex-aluna do professor Marzola, atualmente professora da faculdade, Ivy Kiemle Trindade Suedam, informa que esta homenagem se dá em forma de gratidão. Além do enriquecedor conhecimento transmitido em sala de aula, Marzola foi um dos principais incentivadores e entusiastas da criação da bateria.

“Com o apoio dos dirigentes da faculdade, foi ele quem doou os primeiros instrumentos para a Bateria da FOB-USP, dando o empurrão inicial para que o grupo se tornasse o que é hoje”, lembra Ivy. Por isso a homenagem carinhosa dos alunos.

A Bateria da FOB-USP é composta por 35 alunos, aproximadamente, e existe há quase 17 anos. Possui o objetivo de integrar os alunos através da música. A Bateria da FOB-USP é a principal atração musical que tradicionalmente abrilhanta os jogos do torneio esportivo "Interodonto", entre outros eventos da instituição, como formaturas, congressos, homenagens e, em especial, na área de esportes.

Para o aluno Matheus Dante de Paula, atual mestre da Bateria da FOB-USP, a bateria é mais que um grupo. “É um momento de descontração, quando nós podemos aliviar as tensões do dia a dia, de aprendizado musical e de como trabalhar em equipe. É, também, uma forma de expressar todo nosso amor à nossa Faculdade", revela.

Os membros se reúnem no estádio de futebol do campus, todas as quartas-feiras, para ensaios gerais do grupo. “Sempre de forma descontraída”, acrescenta Matheus. Um legado do professor Clóvis Marzola, que foi mais que um doutor da academia, mas essencialmente um Mestre, no sentido mais nobre da palavra, para os membros e apreciadores da alegria expressada no rufar da Bateria que ele ajudou a criar.

Biografia

O professor Clóvis Marzola foi um dos pioneiros da FOB-USP.  Nasceu em 05 de junho de 1937, na cidade de Ribeirão Preto (SP), ingressou na FOB-USP em 13 de maio de 1967 e se aposentou em 17 de abril de 2002. Seu currículo era vasto nos 60 anos de atividade profissional e didática.

Graduou-se em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da USP (1957), com mestrado e doutorado em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp (1963).

Foi membro titular e fundador do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e membro titular do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).

Possuía larga experiência na área de Odontologia, com ênfase em Anestesiologia, atuando principalmente nos temas de cirurgia e traumatologia buco-maxilo, cirurgia, técnica cirúrgica, cirurgia bucal e tratamento.

Publicou vários livros e recentemente lançou seis volumes do livro “Fundamento de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial”, englobando toda a Cirurgia. Foi comendador por várias instituições como a Câmara Brasileira de Cultura, onde possuía o fardão da Academia de Ciências e Artes, com a posse da Cadeira de Cirurgia Prof. J. J. Barros. Também recebeu condecorações da Academia Thereza Cristina e do Centro de Integração Cultural e Empresarial. Possuía a Medalha Infante Dom Henrique, o Colar da Cruz de Malta de Jerusalém e a Comenda Olavo Bilac do Exército Brasileiro. Recebeu a condecoração máxima do “Mérito da Odontologia Clóvis Marzola da Câmara Brasileira de Cultura”.

Clóvis Marzola teve duas filhas: Fabíola Tedeschi Marzola  e Fabiana Tedeschi.