Conteúdo atualizado em 22.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
09/02/2021

Artigo da USP selecionado para prêmio internacional

O artigo científico “Expansor maxilar com abertura diferencial versus expansor Hyrax: um estudo clínico randomizado” foi selecionado para receber o prêmio “2021 B.F. and Helen E. Dewel Award” da Revista Americana de Ortodontia e Ortopedia Facial (American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics).

O artigo é resultado do trabalho de tese de doutorado de Arthur César de Medeiros Alves, aluno da FOB-USP e atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que foi orientado por Daniela Garib, professora da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

Foram colaboradores do trabalho científico os seguintes pesquisadores: James A. McNamara (Universidade de Michigan), Guilherme Janson (vice-diretor e professor da FOB-USP) e José Roberto Pereira Lauris (professor da FOB-USP).

Segundo a professora Daniela Garib, o prêmio internacional atribuído pela Revista Americana de Ortodontia e Ortopedia Facial, representa um reconhecimento prestigioso à pesquisa desenvolvida no campus da USP de Bauru, bem como um reconhecimento da comunidade acadêmica norte-americana ao aparelho expansor diferencial.

Além disso, é importante para a visibilidade da pesquisa brasileira em nível internacional.

O Prêmio

O prêmio é concedido anualmente à pesquisa clínica com a mais elevada classificação dentre as publicadas no periódico no ano anterior, neste caso em 2020.

O artigo é selecionado por uma banca de renomados clínicos e pesquisadores na área de Ortodontia. Os autores receberão a premiação durante o Congresso da Associação Americana de Ortodontia, que será realizado de 25 a 27 de junho de 2021, na cidade de Boston, nos Estados Unidos.

A pesquisa

É um estudo clínico que avalia uma inovação concebida pela professora Daniela Garib e equipe do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O expansor maxilar com abertura diferencial foi patenteado em conjunto com a USP e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O aparelho inovou ao permitir realizar quantidades distintas e diferenciais de expansão na região anterior e posterior do palato, com adequado impacto estético e funcional.

O expansor foi recentemente licenciado para uma empresa nacional e também é produzido em escala internacional por uma empresa norte-americana de materiais odontológicos.

Foto (Divulgação): Arthur César de Medeiros Alves, Daniela Garib e Guilherme Janson