Expressão e Volúpia é tema de mostra na USP

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
26/10/2010

Expressão e Volúpia é tema de mostra na USP

A exposição “Expressão e Volúpia” permanece aberta a visitação pública até o dia 29 de outubro, no Centro Cultural do campus de Bauru da Universidade de São Paulo (USP), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A mostra integra o Projeto Atelier & Arte, promovido pela Seção de Eventos Culturais da Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB) da USP, com a responsabilidade de Giane Quintela.

“Expressão e Volúpia” exibe oito obras das artistas plásticas Cida Santana e Maria Cherubina. O nome da mostra remete a obras com apelo sexual, ressaltando o desejo e a libido, segundo afirmação de Cida Santana.

Cida Santana

Maria Aparecida Assunção Santana nasceu em Agudos (SP) e sua vida acadêmica foi desenvolvida em Bauru (SP), exercendo atividades relacionadas à decoração, em geral, e decoração de interiores.

Cursou a Escola de Belas Artes, na antiga Fundação Educacional de Bauru e depois fez o curso Técnico de Artes Plásticas e Desenho na mesma instituição. Fez o curso de Planejamento e Arquitetura de Interiores na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em São Paulo, onde trabalhou na área de arquitetura e planejamento de interior.

Cida Santana também fez o curso de direito em Bauru, mas somente exerceu a profissão em assuntos familiares. É artista plástica desde 1965, com várias exposições individuais e coletivas, e decoradora atuante desde 1970.

Na mostra da USP expõe três quadros com técnica mista. Sobre a importância da arte em sua vida Cida afirma: “Eu faço arte desde que eu me conheço. Antes de aprender a escrever eu já fazia arte, isto porque eu sabia desenhar, mas não sabia escrever o meu nome. Então a arte para mim sempre foi o ar que eu respiro. Eu não vivo sem ela, eu preciso dela.”

Maria Cherubina

Maria Cherubina nasceu em São Paulo (SP) e é formada pela Faculdade Católica de Direito de Santos (PUC) e atuou profissionalmente como advogada durante muitos anos, mas agora está aposentada.

Cherubina fez a Faculdade de Artes Plásticas Santa Cecília, em Santos e pinta há vários anos. Fez cursos de pintura e história da arte com renomados professores em São Paulo e a partir de 1976 participou de salões no interior do Estado de São Paulo e na capital, expondo no Salão Paulista de Belas Artes.

Em março de 2004, a artista fez uma exposição individual no Centro Cultural do campus de Bauru da USP. Já comercializou diversos quadros e tem obras exibidas em acervos na cidade de São Paulo.

Considera a atividade artística uma espontaneidade com técnica, que faz bem e pode ser desenvolvida a qualquer hora e em qualquer lugar. Na USP expõe cinco quadros em óleo sobre tela. A artista trabalha com as cores e com pinceladas fortes, mas não trabalha com as cores primárias.

Cherubina reside parte do tempo em São Paulo e, parte em Bauru, onde se encontra seu atelier. Sobre sua atividade artística afirma: “Me inspiro no real, com ótica própria, através de cores ousadas e cruas, por vezes não convencionais, através de pinceladas impactantes, que instigam vitalidade, sem a preocupação com a perspectiva da cena.”

A artista agradece toda a equipe do Centro Cultural da USP pela educação e atendimento prestado e espera que a instituição continue a prestigiar os artistas de Bauru, com técnicas diferentes, porque na sua opinião é uma arte que está aí para ser vista.

O Centro Cultural da USP localiza-se no campus, na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária. Informações no telefone: (14) 3235-8394.

Foto: Maria Cherubina, Giane Quintela, Rosangela Manzano e Cida Santana