Conteúdo atualizado em 28.03.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
15/10/2020

Lançado livro sobre DTM e Dores Orofaciais

O livro “Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dores Orofaciais: Aplicação Clínica das Evidências Científicas” foi lançado de maneira virtual, no dia 25 de setembro, durante o V Congresso Satélite da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF).

O livro é de autoria de Paulo César Rodrigues Conti, professor titular do Departamento de Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) e conta entre outros com co-autores que são professores da FOB-USP.

A obra com 479 páginas e 17 capítulos é dirigida para alunos de graduação, pós-graduação, professores e clínicos de maneira geral interessados no tema.

O professor Paulo Conti esclarece que “o conteúdo desse livro retrata de uma maneira direta e científica tudo o que acreditamos ser mais correto e indicado para o controle de nossos pacientes com dores e disfunções, incluindo comorbidades dolorosas, cefaleias primárias, neuropatias orofaciais e as DTM”.

Durante o lançamento o professor agradeceu o apoio que recebeu da USP, em especial da FOB e do Departamento de Prótese, dos professores e alunos, que serviram de estímulo a seguir estudando, ensinando e aprendendo.

O livro foi lançado pela Editora Dental Press de Maringá no Paraná e pode ser adquirido no site www.dentalpress.com.br ou em mídias sociais.

DTMs

O segundo capítulo da obra descreve que as Disfunções Temporomandibulares (DTM) são distúrbios que acometem a Articulação Temporomandibular (ATM) e a musculatura mastigatória.

São dores somáticas, profundas, classificadas como musculoesqueletais. Assim, apresentam características próprias, como acarretarem dor em função, além de apresentarem sensibilidade à palpação manual.

São as dores orofaciais mais frequentes, após as dores de origem dentária, e podem levar a quadros crônicos que impactam de maneira significativa a qualidade de vida dos indivíduos.

As causas das DTMs são multifatoriais e parecem estar diretamente relacionadas a diversos fatores genéticos, comportamentais e de sobrecarga ao sistema.