Odontologia é primeiro lugar em ranking mundial

05/04/2017

Odontologia é primeiro lugar em ranking mundial

O Center for World University, instituição da Arábia Saudita, divulga a classificação por áreas das melhores universidades do mundo. O CWUR Rankings by Subject traz a USP entre as melhores em oito áreas de concentração. Os destaques foram as áreas de Odontologia e Zoologia (ambas em 1º lugar), Engenharia de Alimentos e Psicologia (6º), Entolomologia e Medicina Tropical (9º), Matemática e Medicina (10º). Acesse em http://cwur.org/2017/u-list.php#University of São Paulo

A área de Odontologia da Universidade de São Paulo possui faculdades nos campi de Bauru, Ribeirão Preto e na Cidade Universitária, em São Paulo. São elas: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP), Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) e Faculdade de Odontologia/São Paulo (FO-USP).

É a primeira vez que o Center for World University, instituição da Arábia Saudita, divulga listagem que classifica as universidades em áreas de concentração. A avaliação levou em conta o número de artigos científicos publicados em revistas, utilizando a base de dados da Clarivate Analytics. O ranking classificou as universidades em 227 áreas de concentração.

Posicionada entre as 10 melhores em oito áreas de concentração, a USP é a 70ª instituição do mundo a ter mais cursos no Top-10. O CWUR também divulga, desde 2012, o World University Ranking, com as mil melhores universidades do mundo de acordo com oito indicadores de qualidade. Em 2016, a USP ficou em 138º lugar, sendo a universidade da América Latina melhor classificada.

Estes indicadores são: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição; número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo; qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância; número de publicações em jornais de reputação; número de publicações em jornais de grande influência; número de citações em pesquisas; índice que mede o impacto geral da instituição; e número de patentes internacionais solicitadas pela universidade.

Conheça a relação completa do CWUR Rankings by Subject aqui: http://cwur.org/2017/subjects.php

Com informações da Assessoria de Imprensa da USP.
Foto: Denise Guimarães