Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
17/01/2024

Campus comemora os 90 anos da USP

Para comemorar os 90 anos da Universidade de São Paulo (USP) no dia 25 de janeiro, o Campus de Bauru preparou uma Programação Especial de Aniversário, numa realização da Reitoria da USP, Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Centro Cultural, TUSP – Teatro da USP e Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (Funbeo).

Os eventos têm entrada franca e são abertos à participação da comunidade em geral.

A Comissão Organizadora da programação solicita às pessoas que vierem aos eventos, que façam a doação de um litro de leite ou de um pacote de fralda geriátrica (G ou GG), que serão doados para o Cantinho do Idoso e a Vila Vicentina, instituições de longa permanência para idosos em Bauru.

Os eventos serão realizados no Teatro Universitário “Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira” da FOB-USP, localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

Dia 22 (segunda-feira) às 15h - Programa Revivendo

Apresentação teatral do grupo “60+Glamour” com a peça “Fulo de Chocolate”. A direção é de Nadja Goes Axcar, e retrabalha a fábula da Branca de Neve, com um olhar humorado sobre questões como o preconceito e a discriminação de gênero.

Apresentação de Dança cigana e afro com o grupo “Revivendo e Dançando”, com direção de Cris Lopes. O grupo existe desde 2016, e faz aulas semanais, como atividade do programa 60+ da USP.

O grupo faz apresentações em eventos da Universidade, eventos externos, filantrópicos, sempre com o objetivo de levar alegria para as pessoas por meio da dança, trabalhando com os sentimentos.

Apresentação do Coral EnCanto, com a regente Magda Lusivargui Bruschi. Formada em piano pelo Conservatório Bauruense de Música, criou o Coral EnCanto em 2002, com alunos da Universidade Aberta a Terceira Idade da USC, e atualmente coordena o mesmo projeto no Programa Revivendo da USP Bauru.

Dia 23 (terça-feira) às 19h - Banda da ABDA

A ABDA Filarmônica, Projeto Social, Artístico e Pedagógico, é a Divisão Musical da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) e foi criada em 2017, em uma parceria com o Escritório de Advocacia Abramides Gonçalves.

Seu objetivo é promover a apropriação de bens culturais em crianças e adolescentes, por meio da música.

No início, eram oferecidas aulas de musicalização e canto coral, com o passar dos anos, a instituição passou a oferecer também aulas de instrumentos.

Dia 24 (quarta-feira) às 19h - Apresentação Teatral “La Trattoria” da Cia Los Circo Los

Cia Los Circo Los

Fruto de cinco anos de encontros e trabalhos que se desenvolvem desde 1999, a Cia Los Circo Los é oficialmente fundada em 2004, no Distrito de Barão Geraldo em Campinas (SP).

A Cia traz em sua trajetória uma bagagem adquirida em 21 anos nos encontros com artistas em festivais e convenções pelo mundo e, principalmente, no local onde se estabeleceu.

Barão Geraldo tem, como uma de suas características, a de ser um polo de pesquisa teatral muito efervescente, assim, pode-se dizer que a linguagem técnica e estética da companhia foi muito influenciada pela porosidade desse meio.

Sinopse

Num lugar e momento qualquer o que poderia ser um dia comum, revela-se improvável! Afinal, trata-se da tão aguardada e sonhada inauguração do “La Trattoria”, um restaurante aparentemente típico, fruto de uma sociedade típica. Nesta história pode-se dizer que as pessoas, ali - cozinheiros-sócios, nada têm de “típicos”. E nada têm de cozinheiros. E nada têm de garçons. E nada têm de...O que têm afinal a dizer essa inusitada sociedade?