TUSP realiza Circuito de Teatro em Bauru

15/10/2013

TUSP realiza Circuito de Teatro em Bauru

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e o TUSP realizam no período de 17 a 20 de outubro o X Circuito TUSP de Teatro. Os espetáculos são gratuitos e acontecem a partir das 20h, no Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento conta com o apoio da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e da FOB/USP.

O X Circuito TUSP de Teatro acontece pela terceira vez num formato concentrado, no dia 17 de outubro, com um espetáculo convidado “Recusa” da Companhia Teatro Balagan, vencedor do Prêmio Shell de Teatro 2012 por direção (Maria Thais) e cenário (Márcio Gabriel Medina).

Além disso, também serão apresentados três espetáculos escolhidos por meio de edital público: em 18 de outubro, “Hotel Trombose” da Companhia do Mofo; em 19 de outubro, “Marat-Sade” da Companhia Chicote de Teatro e no dia 20 de outubro, “Mundico: Sonata Muda” da Companhia Entre Tramas.

Os espetáculos problematizam temas da cultura ocidental, com discursos estéticos que vão do teatro de formas animadas a elementos performativos na construção das cenas.

Também integra o X Circuito TUSP a Oficina “Apropriação de Texto e Criação da Fala Cênica”, coordenada por Rejane K. Arruda, mestre e doutoranda em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Desde 2006, Arruda desenvolve pesquisa continuada em Pedagogia do Teatro-Formação do Artista Teatral, e durante 20 anos trabalhou como atriz em teatro, cinema e televisão.

A oficina vai trabalhar o ato de apropriação do texto e construção da fala cênica a partir de procedimentos investigados na USP, em pesquisas continuadas junto ao Centro de Pesquisa em Experimentação do Ator (Cepeca).

A oficina também pretende contribuir para a construção de um conhecimento acerca da criação cênica e instrumentalizar atores e não atores para a sua práxis.

As peças

“Recusa”: 17/outubro, às 20h, 80 minutos (12 anos)

Sinopse: O espetáculo baseou-se a partir do interesse despertado por notícia veiculada no jornal Folha de São Paulo em 2008, sobre o aparecimento de dois sobreviventes, índios Piripkura – etnia considerada extinta há mais de vinte anos. Nômades, perambulavam por fazendas madeireiras no noroeste do Mato Grosso, próximo ao município de Ji-Paraná, Rondônia, e recusavam-se a estabelecer contato com os brancos.

“Hotel Trombose”: 18/outubro, às 20h, 50 minutos (14 anos)

Sinopse: Uma hospedaria de quinta categoria com cinco estrelas. A peça apresenta experiências do cotidiano de habitantes que vivem às margens das metrópoles brasileiras, pessoas sem voz e sem espaço para seus testemunhos.

“Marat-Sade”: 19/outubro, às 20h, 90 minutos (16 anos)

Sinopse: O perverso e sinistro Marquês de Sade, internado no hospício de Charenton, encena o assassinato de Jean-Paul Marat, mártir da Revolução Francesa, pelas mãos da girondina Charlotte Corday, sob os gritos do povo que, nas ruas de Paris, encharcavam de sangue suas mãos para alimentar a crença de que o mundo se transformaria sob o peso de uma lâmina que não se detinha em cortar mais e mais cabeças.

“Mundico: Sonata Muda”: 20/outubro, às 20h, 70 minutos (livre)

Sinopse: Pequeno mundo guardado a sete chaves. Um mundo à parte, um instante solitário, lembranças remoídas. Histórias de Raimundo, preso num instante vivido e que quer relembrar, ter a chance de realizar seu desejo ou, simplesmente, reviver sentimentos.

O Teatro Universitário da FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru. Informações: (14) 98174-6273.

Foto: Espetáculo teatral "Recusa"