FOB comemora 49 anos com projeção internacional

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da CCB/USP
13/05/2011

FOB comemora 49 anos com projeção internacional

No dia 17 de maio, às 8h, na entrada principal da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) será realizada uma solenidade com hasteamento da Bandeira Nacional, para comemorar o 49º aniversário da faculdade.

Professores, funcionários e alunos serão recepcionados por José Carlos Pereira, diretor da FOB e por Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, vice-diretora da FOB. No final da tarde do dia 17 de maio, acontece a abertura do 24º Congresso Odontológico de Bauru (COB), que presta uma homenagem in memoriam ao professor Antonio Gabriel Atta, e será realizado até o dia 21 de maio.

A FOB/USP integra o campus de Bauru com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e a Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB). A faculdade foi criada em 1948 e implantada em 17 de maio de 1962 e conta com cursos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia. Até 2010 foram formadas 46 turmas de cirurgiões-dentistas e 18 de fonoaudiólogos.

Segundo o diretor José Carlos Pereira, “A FOB tem uma tradição muito forte na formação de recursos humanos com perfil avançado, tanto em odontologia quanto em fonoaudiologia. Esses podem ser comparados aos melhores profissionais do Brasil e do exterior. Tal qualidade e a visão dessas profissões como ciência devem ser mantidas a qualquer custo no exercício das atividades formadoras”.

Constituída por seis departamentos de ensino, a FOB conta com 117 docentes, a maioria em tempo integral, e 231 servidores administrativos, operacionais e técnicos. A faculdade oferece o curso de Pós-Graduação em níveis de mestrado e doutorado no Programa de Ciências Odontológicas Aplicadas, nas áreas de Dentística; Endodontia; Estomatologia e Biologia Oral; Odontopediatria; Ortodontia; Reabilitação Oral; Patologia Bucal e Odontologia em Saúde Coletiva.

Em nível de mestrado oferece curso na área de Fonoaudiologia. A extensão de serviços à comunidade é realizada em diferentes níveis de complexidade, incluindo serviços de urgência, atendimentos clínicos e atividades extramuros.

A faculdade mantém convênios de cooperação acadêmica e científica com universidades do país e do exterior, incluindo a América Latina, a Europa e os Estados Unidos.

Com relação à pesquisa científica, Pereira afirma que “As linhas de pesquisa da FOB vêm, gradativamente, proporcionando uma identidade científica à faculdade, graças à atualização, competência e dedicação de seus pesquisadores. Nossos docentes e pesquisadores se integram, atualmente, com diferentes centros de pesquisa importantes do país e do exterior. Articulados com os estudantes de graduação e de pós-graduação, eles produzem conhecimento reconhecido no meio científico internacional”.