Mostra na USP exibe escultura de papel

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
14/09/2010

Mostra na USP exibe escultura de papel

O Centro Cultural do Campus de Bauru da Universidade de São Paulo (USP) exibe a exposição "Arquitetura e Expressão em papel", com obras da artista plástica Vania Cristina Prates.

A mostra faz parte do “Projeto Atelier & Arte” promovido pela Seção de Eventos Culturais da Coordenadoria do Campus de Bauru (CCB) da USP, sob a responsabilidade de Giane Quintela.

Vania Prates afirma que esta atividade é mais um hobby do que um trabalho profissional e é do tipo “handmade”, considerado como artesanato no Brasil.

Prates explica que a denominação “escultura de papel” é devido à criação de peças de papel em 3D, conhecido como origami arquitetônico e pode ser uma réplica da obra original ou apenas uma silhueta em 2D, conhecido como kirigami.

O kirigami é uma cultura japonesa milenar muito apreciada. A concepção original do origami arquitetônico foi desenvolvida em 1981 por Masahiro Chatani, professor de arquitetura do Instituto de Tecnologia de Tóquio.

Para entender melhor a mostra, a artista informa que o papercraf é uma criação de objetos em 3D, réplicas de obras arquitetônicas ou qualquer objeto que se utiliza cortes e dobras de papel. O papercut é a silhueta de imagens em 2D com cortes de papel e pode ser de qualquer objeto  ou pessoas.

A exposição conta com 24 peças, sendo 18 papercraft e 6 papercut, em figuras diversas como: a Basílica de São Pedro, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, entre outras.

“Eu iniciei nesta atividade em 2007 e sempre fui apaixonada por artesanato e hobby do tipo handmade. Em 2006 fazia somente origami, mas descobri o kirigami e desde então passou a ser meu trabalho de horas vagas e uso-o principalmente para relaxar, pois trata-se de um trabalho lento e muito gratificante, usado até mesmo como terapia ocupacional”, acrescenta a artista.

A mostra está aberta a visitação pública até 30 de setembro, no Centro Cultural do campus de Bauru da USP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O campus da USP localiza-se na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.