Aluno de odonto da USP expõe desenhos

22/08/2013

Aluno de odonto da USP expõe desenhos

O Projeto Atelier & Arte promovido pela Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) exibe até o dia 30 de agosto, no Centro Cultural do campus, 23 obras de Adolfo Coelho de Oliveira Lopes, 24 anos, aluno do 4º ano do curso de odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

As obras são caricaturas e desenhos em grafite e caneta esferográfica. Adolfo nasceu em São José dos Campos (SP) e veio para Bauru cursar a graduação em odontologia na FOB/USP.

Desde criança gostava de desenhar e nunca fez um curso nesta área. “Eu sempre gostei de desenhar, então eu vim para Bauru e os meus amigos comentavam que era legal ver este meu outro lado artístico e não somente o da odontologia. Porque com a carga horária em período integral, ficamos muito focados na área técnica da odontologia, sempre estudando. Desta forma denominei a exposição - O outro lado.”

O artista afirma que ainda não tem um estilo próprio. Mas gosta de criar personagens, pegar uma foto ou um retrato de alguém, ou fazer uma caricatura, recriando uma imagem.

Adolfo procura unir as duas áreas, a odontologia e o desenho, e desde o primeiro ano da graduação desenvolve um trabalho com o Departamento de Fonoaudiologia, e ajudou a ilustrar 4 livros, com um personagem que é um ET que viaja dentro do corpo humano, e vai apresentando as estruturas e suas funções. Também já ilustrou um livro para um professor e ilustrou aulas de pós-graduandos.

Adolfo afirma que o ensino é uma atividade atrativa. No futuro pretende seguir a carreira acadêmica e frequentar um curso de desenho para produzir vídeos demonstrativos, como por exemplo, uma técnica de incisão cirúrgica. Em sua opinião, isto vai auxiliar o trabalho didático e unir estas duas áreas que aprecia, o desenho e a didática na odontologia.

Para Adolfo, “A atividade artística é algo que me traz boas lembranças. Quando criança eu tinha asma e não podia praticar esportes como futebol, porque me cansava muito. Então optei pelo skate e por ficar em casa desenhando. Agora estou gostando muito desta experiência em expor minhas obras, porque as pessoas visitam a exposição e comentam o meu trabalho”.

A exposição “O outro lado” permanece aberta à visitação pública, no Centro Cultural da USP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Centro Cultural da USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

Informações nos telefones: (14) 3235-8394 (Centro Cultural) ou (14) 8169-2716 (Adolfo).

Foto: Adolfo Coelho de Oliveira Lopes e seus desenhos

Crédito da foto: Giane Quintela