USP Diversidade conta com representante do campus

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
12/09/2011

USP Diversidade conta com representante do campus

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária criou em março de 2011, o Programa USP Diversidade, com o objetivo de diminuir o preconceito e a discriminação e promover a diversidade em suas mais variadas formas.

A proposta é promover a diversidade em vários aspectos e combater qualquer tipo de violência, sendo a questão sexual atrelada a de gênero, a mais urgente e prioritária. O projeto pretende contemplar no futuro outras formas de diversidade, como a religiosa, a racial, a xenofobia e o preconceito contra nordestinos e demais migrantes.

O programa pretende aproveitar a contribuição e a acumulação do conhecimento dos diversos grupos de pesquisa da USP em desenvolvimento sobre o tema, ressaltando que somente a pesquisa não acaba com o preconceito, embora seja importante, já que muito da discriminação vem da desinformação.

Como estratégia de organização deste programa foi constituída uma Comissão de Trabalho, com representantes dos campi e das unidades da USP, sendo o Campus de Bauru representado pela assistente social, Christine Habib.

Habib ressalta a importância do programa para analisar a questão no contexto universitário, e a partir das trocas de experiências entre os profissionais pretende estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações que contribuam para a qualidade de vida acadêmica e funcional das pessoas que vivenciam o ambiente universitário.

A assistente social Christine Habib vai participar da primeira reunião da Comissão de Trabalho do Programa USP Diversidade, que acontecerá no final de setembro. Atuando como representante do Campus de Bauru neste programa, ela se coloca à disposição para discussões internas, sugestões e ações, bem como será responsável por divulgar à comunidade interna as discussões e resultados desta Comissão de Trabalho.

O contato com Christine Habib pode ser feito no Serviço Social, localizado no Conjunto Residencial Estudantil do Campus de Bauru da USP (Crusp), no telefone: (14) 3235- 8316.