FOB-USP recebe fundador da Escola da Ponte

18/06/2014

FOB-USP recebe fundador da Escola da Ponte

O educador português José Pacheco, criador da inovadora Escola da Ponte, esteve em Bauru juntamente com outros conferencistas para participar do “Encontro de Educação Incomum – A Educação que queremos”. O evento aconteceu no dia 14 de junho, no Teatro da FOB-USP, das 8h às 18 horas.

A Escola da Ponte é uma escola portuguesa, pública, localizada no subúrbio da cidade do Porto. Revolucionária, rompe com os padrões tradicionais ao não seguir o sistema de seriação/ciclos adotado pelas instituições de ensino tradicionais. Sem paredes internas ou separação etária, os alunos compartilham o espaço utilizado para estudos e pesquisas e se agrupam conforme a área de interesse.

O objetivo do encontro foi debater propostas como a da “Escola da Ponte”, não usuais, para o aperfeiçoamento da área da Educação. Foram apresentados e debatidos temas sobre a Educação, seus problemas e soluções diferenciadas, alternativas e incomuns, em três âmbitos: Ensino fundamental, com o professor Pacheco; Ensino Superior, com o professor Ivan Guerrini, e Autoeducação por meio do Autoconhecimento, com os professores Lucas da Costa e Marlete Moreira.

“Os dois primeiros temas denotam uma educação exterior que reflete no interior, enquanto o terceiro tema aborda uma educação interior que refletirá no exterior”, explica o doutorando da FOB-USP, David Lucas Desidério, um dos organizadores do evento. O participante foi estimulado a refletir sobre a educação formal bem como sobre si mesmo e suas necessidades de autoconhecimento e construção de valores interiores que possibilitem a alteração do panorama educacional estabelecido.

“Possuímos um modelo educacional estabelecido. O incomum é discutir a educação além desse padrão, buscando novos modelos, estabelecer novos paradigmas e formas de implementação”, diz o organizador, que também destaca o projeto Ancora, implementado em Cotia, que remete à Escola da Ponte e incentiva a autonomia das pessoas no processo de aprendizado.

“Trouxemos este debate face às inúmeras dificuldades que são apresentadas todos os dias na realidade escolar, universitária e na vida de todos os indivíduos. Diante disso, uma discussão sobre estes aspectos, com vistas à práticas diferenciadas é necessária”, complementa Desidério.

Consciente de que mudanças não ocorrem da noite para o dia e sem a pretensão de resolver os problemas definitivamente, o idealizador do Encontro de Educação Incomum deixa um convite: “Vamos construir a Educação que queremos a partir de nós mesmos?”.

O evento teve como público-alvo professores de todos os níveis, estudantes e interessados em geral, em especial nos temas autoconhecimento e autoeducação, pedagogia, psicologia e psicopedagogia e áreas afins. A promoção foi do Departamento de Fonoaudiologia de FOB-USP e SESC-Bauru.

PROGRAMAÇÃO:
“ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCOMUM – A EDUCAÇÃO QUE QUEREMOS”

José Pacheco – Das 8h às 10h – Palestra: Educação Incomum no ensino fundamental.
Temas: 1-Problemas atuais da educação infantil, fundamental e médio de forma geral. 2-Proposta(s) factíveis para uma Educação Incomum (com base nos problemas apontados, quais seriam as possíveis soluções). 3-Como praticar a(s) proposta(s) (estudo de caso, exemplos, o que já tem sido realizado no sentido de colocar em prática as possíveis soluções citadas – Ex.: Citar Escola da Ponte e Projeto Âncora e suas propostas, ou outras propostas inovadoras).

Ivan Guerrini – 10h15 às 12h15min – Palestra: Educação Incomum no ensino Superior.
Temas: 1-Problemas atuais da educação universitária de forma geral (como ela tem sido realizada e suas deficiências). 2-Proposta(s) factíveis para uma Educação Incomum (com base nos problemas apontados, quais seriam as possíveis soluções: Física Quântica e Transdisciplinaridade como paradigma científico e educacional, experiências e a busca do Prof. Quântico). 3-Como praticar a(s) proposta(s) (estudo de caso, exemplos, o que já tem sido realizado no sentido de colocar em prática as possíveis soluções citadas – Ex.: Citar Projeto de Extensão no IB, LabCaos, Física Quântica, Transdisciplinaridade e suas propostas, ou outras propostas inovadoras).

Lucas da Costa e Marlete Wildemberg – 14h às 16h – Palestra: Educação Incomum: Autoconhecimento e Autoeducação.

Temas: 1-Problemas atuais da educação do indivíduo (como ela tem sido realizada e seus efeitos nocivos para a sociedade, dificuldades atuais do Ser que está humano e saturado, tópicos sucintos sobre a Síndrome do Desconhecimento Interior). 2-Proposta(s) factíveis para uma Educação Incomum em Mim (Autoconhecimento como necessidade evolutiva, necessidade de uma instituição organizada para desenvolvimento do autoconhecimento e autoeducação e Princípios do Projeto Tempo de Ser e a Educação de Essencialidades). 3-Como praticar a(s) proposta(s) (estudo de caso, exemplos, o que já tem sido realizado no sentido de colocar em prática as possíveis soluções citadas – Ex.: estruturas físicas, material didático, cursos, método, etc.).

Mesa Redonda com todos os Palestrantes – Das 16h15 às 18h15min – Perguntas e Respostas Práticas. Os palestrantes responderão às perguntas feitas anteriormente pelo público, por escrito. O foco será para questões de ordem prática sobre como aplicar as ideias inovadoras em educação, sob todos os aspectos anteriormente abordados.

Comissão Organizadora FOB-USP:

David Lucas Desidério