Comunicado sobre respeito aos animais

20/01/2020

Comunicado sobre respeito aos animais

Tendo em vista o registro de ocorrência de maus-tratos à animais que habitam o Campus da USP em Bauru, a Administração da Prefeitura do Campus alerta para a gravidade do fato.

Maus-tratos à animais é considerado crime pela Lei Federal nº 9605/1998, com destaque para o Artigo 32 que determina “Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. ”

É importante destacar a existência no Campus da Comissão de Manejo de Animais, que além de uma aproximação com o poder público municipal, realizou com sucesso uma campanha de conciliação e entendimento com os cuidadores voluntários, que são servidores das três unidades do Campus: FOB, HRAC e Prefeitura.

Com isso, reduziram-se os conflitos entre as pessoas de diferentes correntes de opinião.

A Universidade de São Paulo é reconhecida por suas ações, como uma instituição pública que se preocupa com a preservação do meio ambiente e o respeito à fauna e à flora.

Além de ser uma atitude cruel, a ocorrência de maus-tratos à animais denigre a imagem da Universidade como conceituada instituição pública de ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade e não condiz com suas diretrizes e política universitárias.

Medidas foram e estão sendo tomadas a fim de coibir qualquer iniciativa que venha a prejudicar a harmonia da convivência entre todos os que usufruem deste Campus como local de realização pessoal e profissional.

Diante do exposto, contamos com a colaboração da comunidade para que continuemos desfrutando de uma convivência harmônica e pacífica em todos os aspectos, valorizando nossos princípios de civilidade e respeito mútuo.

Prefeitura do Campus USP de Bauru