Docente da FOB premiada em Reunião da IADR

27/06/2014

Docente da FOB premiada em Reunião da IADR

Marília Afonso Rabelo Buzalaf, professora responsável pela Disciplina de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) é a primeira brasileira a receber o “Prêmio H. Trendley Dean para Cientistas de Destaque”.

O prêmio foi entregue no dia 25 de junho, na “92ª Reunião da International Association for Dental Research” (IADR - Associação Internacional de Pesquisa Odontológica), no centro de convenções da Cidade do Cabo, na África do Sul, reunindo mais de 4.000 participantes.

O reconhecimento é por mérito em pesquisa nas áreas de Epidemiologia e Saúde Pública, que estudam os problemas de saúde das populações e suas medidas de prevenção.

A partir de 1940, H. Trendley Dean foi o epidemiologista americano que com base em seus estudos iniciou a fluoretação artificial das águas de abastecimento nos Estados Unidos para prevenção da cárie dentária.

Este prêmio é entregue anualmente a pesquisadores que se destacam na área de epidemiologia e saúde pública. Cientistas de todo o mundo podem ser indicados para recebê-lo após análise de uma comissão, com base no histórico do conjunto de todas as pesquisas na área.

Marília Buzalaf acredita que a concessão do prêmio consolida a liderança da FOB em pesquisas nesta área não apenas no Brasil, mas no mundo. As pesquisas são de autoria da professora da FOB, mas contaram com a participação de diversos autores, entre pesquisadores, docentes e alunos.

Foto: Helen Welton, presidente da IADR concede o prêmio à professora da FOB, Marília Buzalaf