Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
03/08/2023

Circuito TUSP apresenta três espetáculos em Bauru

O Circuito TUSP de Teatro vai apresentar em Bauru nos dias 4, 5 e 6 de agosto, três espetáculos, com diferentes estilos e formatos, selecionados por meio de edital público para realizar apresentações gratuitas à comunidade universitária e à população em geral.

A promoção é do TUSP, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O Circuito é um programa de ação continuada para difusão das artes cênicas nos campi da USP do interior, e que em 2023 atinge sua 20ª edição numa perspectiva de democratização e pluralidade nas artes cênicas brasileiras.

Os espetáculos serão apresentados no Teatro Universitário da FOB-USP, localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária em Bauru (SP).

Os espetáculos

4/agosto (sexta-feira) às 20h – Florilégio | Pombas Urbanas -  livre | 60 min

Florilégio é um espetáculo inspirado em histórias de vida de pessoas que vivem na Cidade Tiradentes e impulsionado pelo verbo “esperançar” de Paulo Freire, o espetáculo convida o público a uma viagem esperançosa em direção ao futuro e reflete sobre como a luta coletiva pode transformar a sociedade.

Uma criação dramatúrgica que reflete acerca das condições e relações humanas no território, tendo por temas memória, esperança, história e o futuro dos moradores do bairro, as dores e violências que assolam a comunidade, mas também a força das relações comunitárias, capazes de transformar vidas e realidades.

O Pombas Urbanas nasceu em 1989 no bairro de S. Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, por meio de um projeto de formação teatral de jovens realizado pelo diretor de teatro Lino Rojas.

Em um processo de educação não-formal, o Instituto Pombas Urbanas elaborou um sistema próprio e autossustentável de organização que tem o jovem como protagonista de suas ações, reconhecendo o conhecimento que o jovem traz de sua experiência de vida e sua visão de mundo

Direção: Vanéssia Gomes. Criação coletiva: Grupo Pombas Urbanas

5/agosto (sábado) às 20h - Homens Pink | Cia La Vaca - 14 anos | 50 min

Homens Pink é um espetáculo criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays. No corpo-arquivo em cena, narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência conectam-se a acervos pessoais e compõem um espetáculo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes.

A direção e dramaturgia do espetáculo é de Renato Turnes que também está em cena na montagem da Cia La Vaca, de Florianópolis (SC). Selecionado pelo Rumos Itaú Cultural de 2017/2018, o projeto iniciou sua trajetória com o filme documentário de mesmo nome lançado em 2020 e agora chega aos palcos numa performance que celebra o orgulho da ancestralidade LGBTQIA+.

Durante a pesquisa, o ator encontrou, em São Paulo e em Florianópolis, nove senhores gays dispostos a compartilhar com ele suas memórias. O espetáculo é uma performance documental solo que toma como base para sua dramaturgia original os relatos dos senhores entrevistados, atualizando memórias de resistência.

Direção artística, texto e performance: Renato Turnes
Apoio: Rumos Itaú Cultural e Sesc.

6/agosto (domingo) às 19h - A Vida é Sonho | Cia. Teatral Boccaccione | 16 anos | 90 min

Um rei acredita no infortúnio de que seu filho causaria desgraças a sua pátria desde seu nascimento e opta por trancafiar o príncipe em uma torre e dá-lo por morto. Vinte anos depois, repensando seu ato, declara ao povo que seu sucessor está vivo e que receberá a chance de experimentar o mundo civilizatório e seu topo sociopolítico. Segismundo é dopado e levado ao trono por um dia, para responder em sonho àquilo que a vida pergunta sobre seu destino.

A Cia. Teatral Boccaccione estreou seu primeiro trabalho em 2006, com uma adaptação para a rua de “O Velho da Horta”, de Gil Vicente, numa pesquisa acerca do teatro popular.

A pesquisa mergulhou no universo reflexivo da posição do espectador, o que possibilitou uma troca simultânea entre o olhar do público, do ator e a relação com o que é produzido artisticamente.

A partir daí a Cia. viu a necessidade de se debruçar em universos complementares a esse; a música executada em cena, teatro com máscaras e outros recursos que pudessem aproximar a comunicação entre artista e público.

A Cia. possui sede no Centro Cultural Cerâmica São Luiz, espaço com papel cultural fundamental em Ribeirão Preto (SP), pois não somente é um patrimônio cultural da cidade como é sede de pesquisa de outros 13 grupos artísticos.  Em 2016, 10 anos da fundação foi contemplada pelo edital 01/2015 do ProAC, para montagem e circulação de Calderón de la Barca, “A Vida é Sonho”, que compôs agora a programação da Virada Cultural de São Paulo em 2023.

Direção: Paula Klein Flecha Dourada | Texto Original: A Vida é Sonho (Calderón de La barca) | Dramaturgia/Adaptação: Marcelo Ribeiro e Karol Nurza.

Foto: Homens Pink

Crédito da foto: Cristiano Prim