Encontro Internacional tem programação científica variada

05/04/2012

Encontro Internacional tem programação científica variada

No período de 14 a 17 de abril acontece em Bauru o 27º Encontro Internacional de Audiologia (EIA), numa realização da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), reunindo palestrantes nacionais e internacionais.

O Encontro tem como entidade co-participante o Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) e apoio do Centro de Pesquisas Audiológicas (CPA) do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP.

No dia 14 de abril, a partir das 9h, na FOB/USP tem início a programação científica do evento, com o Pré-encontro. De 15 a 17 de abril a programação do Encontro prossegue nas dependências da Universidade do Sagrado Coração (USC), localizada na rua Irmã Arminda, 10-50.

O EIA 2012 conta com atividades diversificadas, abrangendo todas as áreas da audiologia. A programação científica dispõe de uma videoconferência internacional, cinco conferências internacionais, quatro cursos internacionais, quatro cursos nacionais, 17 conferências nacionais, oito fóruns, 23 mesas redondas e 26 atualizações em pesquisa.

O Encontro conta com a participação de cinco convidados internacionais, ministrando conferências e cursos com tradução simultânea inglês-português. Além das atividades habituais do EIA serão realizadas “Oficinas”, nas quais as empresas patrocinadoras apresentam soluções recentes e avançadas sobre tecnologia e processos para o atendimento do deficiente auditivo; e sessões “Como eu faço”, com apresentações no formato teórico-prático, em que são privilegiadas as demonstrações que envolvem o raciocínio clínico.

Os trabalhos científicos que serão apresentados no evento e obtiveram em sua avaliação as maiores pontuações concorrem ao prêmio “Excelência em Audiologia”. Além disso, a ABA vai premiar a melhor dissertação e tese apresentadas nas sessões de “Atualização em Pesquisa”, como reconhecimento ao alto nível da produção científica na área da audiologia brasileira.

Durante o encontro será realizada a feira tecnológica, na qual importantes empresas apresentam os avanços tecnológicos voltados ao diagnóstico e a intervenção na área de audiologia.

A coordenação local do EIA conta com as seguintes professoras do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP: Deborah Viviane Ferrari, Kátia de Freitas Alvarenga e Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli e a superintendente substituta do HRAC, Regina Célia Bortoletto Amantini.

O evento também conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A FOB/USP localiza-se na alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75. Informações adicionais podem ser obtidas no site oficial do evento: http://www.audiologiabrasil.org.br/eiabauru2012