Docentes da fonoaudiologia visitam novo prédio de didática

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
24/05/2011

Docentes da fonoaudiologia visitam novo prédio de didática

Em maio, José Carlos Pereira, diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) acompanhado por professoras do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP, visitou o prédio em construção do Bloco Didático do Curso de Fonoaudiologia.

Esta foi a primeira visita das professoras e do diretor à obra. Segundo a engenheira Simone Berriel Joaquim Simonelli, diretora do Escritório Regional de Engenharia e Arquitetura (Core-BA) da Coordenadoria do Espaço Físico (Coesf) da USP, o objetivo da visita foi a apresentação do prédio "in loco", que até então só conheciam através dos desenhos de projeto, e, também, apresentar os materiais de acabamento que foram definidos pelos arquitetos da Coesf.

O Bloco Didático do Curso de Fonoaudiologia da FOB/USP é uma construção de 1.200m², que contará com  um auditório para 174 pessoas no pavimento térreo, 6 salas de aula nos demais pavimentos (4 salas com capacidade para 63 alunos e 2 salas com capacidade para 27 alunos), além das áreas de apoio, tais como sanitários, copa e depósito. A previsão do término da obra é para o segundo semestre de 2011.

O diretor da FOB, José Carlos Pereira, salienta a importância do novo prédio, "O edifício que deverá abrigar as atividades didáticas do Departamento de Fonoaudiologia, o chamado Prédio de Didática, é uma aspiração que praticamente  nasce com a própria criação do curso de Fono. Até então ministrando suas aulas teóricas em salas improvisadas, embora cuidadosamente preparadas para isso, o novo prédio, com área de 1.200m², oferecerá à Fonoaudiologia espaços, modernos e amplos que consolidam a identidade do curso e fazem justiça ao comprometimento de seu corpo docente com os objetivos da FOB.”

Para Mariza Ribeiro Feniman, chefe do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP, “O Bloco didático destinado ao curso de Fonoaudiologia representa uma conquista de um sonho gestado por todos os docentes, coordenadores, diretores e alunos do curso de Fonoaudiologia da FOB/USP desde a sua criação há 21 anos. A concretização deste sonho, com a aquisição de um prédio com amplas instalações, permitirá melhor condição de trabalho para os docentes, propiciando um melhor aprendizado para o aluno de graduação e de pós-graduação, uma vez que no processo de construção do conhecimento, a sala de aula representa um dos espaços no qual as ações de diferentes membros contribuem para a construção de oportunidades de
ensino-aprendizagem.”

O projeto do novo prédio da fono foi elaborado pela Coesf; a empresa contratada para a execução da obra é a Tegen Engenharia Comércio e Construções Ltda e a fiscalização da obra é de responsabilidade da Core-BA.

Foto: Maria Aparecida, Simone Hage, Kátia Flores, Kátia Alvarenga, Mariza Feniman, José Carlos Pereira e Maria Fernanda