FOB/USP comemorou 56 anos de fundação

16/05/2018

FOB/USP comemorou 56 anos de fundação

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) comemorou 56 anos, no dia 17 de maio, com uma solenidade às 8h, no jardim de entrada.

A comemoração de aniversário contou com a presença de autoridades do campus, professores, alunos e funcionários. Na oportunidade, o diretor Carlos Ferreira dos Santos apresentou a nova identidade visual da FOB, escolhida por meio de votação de sua comunidade.

A FOB integra o Campus USP de Bauru com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Graduação e Pós-Graduação

Criada em 1948, a FOB foi implantada em 1962 e conta com cursos nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia, tendo formado 53 turmas de cirurgiões-dentistas e 25 fonoaudiólogos até 2017, resultando na formação de 2.427 cirurgiões-dentistas e 669 fonoaudiólogos.

Aprovado pelo Conselho Universitário (Co) da USP em julho de 2017, foi criado o novo curso de Medicina no campus de Bauru, com 60 vagas. No dia 26 de fevereiro, no Teatro Universitário foi realizada a solenidade de abertura do ano letivo e do Curso de Medicina da FOB/USP, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Na pós-graduação a FOB formou 1.747 mestres e 862 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas de odontologia e fonoaudiologia do Brasil e do exterior.

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB  conta com 108 docentes, a maioria em tempo integral e 211 servidores técnico-administrativos, operacionais e técnicos. Nos cursos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina a FOB tem 392 alunos matriculados.

Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) tem 374 alunos matriculados e aproximadamente  47 alunos de especialização.

Nova diretoria

O diretor da FOB/USP, Carlos Ferreira dos Santos, afirma que com alegria comemora o 56º aniversário da Faculdade, que com sua história de trabalho e dedicação de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes alcançou destaque nacional e internacional nas áreas de Odontologia e Fonoaudiologia. E afirma que a criação do curso de graduação em Medicina é motivo de orgulho e satisfação.

O diretor da FOB afirma que o curso de Medicina desenvolve-se muito bem, com a firme liderança do professor José Sebastião dos Santos, coordenador do Curso de Medicina e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP.

“O curso tem uma proposta pedagógica diferente, na qual o processo de ensino-aprendizagem concentra-se no aluno, na inovação das metodologias de ensino e no estímulo às três aprendizagens básicas: o aprender a conhecer, o aprender a fazer e o aprender a ser. Será muito importante o apoio de toda a nossa comunidade para a concretização do projeto maior, que é a criação da Faculdade de Medicina e do Hospital de Clínicas, cuja semente será o HRAC”, acrescenta Carlos Ferreira dos Santos.

Com o apoio do vice-diretor da FOB, Guilherme Janson, o diretor afirma que a prioridade da gestão será manter a excelência dos cursos de graduação. As necessidades mais imediatas ligadas aos três cursos - Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina - sempre serão privilegiadas, principalmente para ficar em consonância com as metas da atual Reitoria da USP.

Os desafios são numerosos, mas nos próximos quatro anos a nova Diretoria da FOB pretende, dentre outras ações: dar continuidade à troca de equipamentos em clínicas e laboratórios destinados ao ensino de graduação; fomentar a ampliação de disciplinas que tenham o HRAC como cenário de prática;  continuar a expansão dos cursos de graduação no campus; incentivar intercâmbios de docentes, pesquisadores e estudantes com instituições nacionais e estrangeiras; retomar o projeto de implantação do prontuário eletrônico para as áreas de Odontologia e Fonoaudiologia e implantar a radiografia digital nas clínicas de Odontologia.

Foto: Fachada da FOB