Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
14/09/2021

Carlos Ferreira dos Santos é cidadão bauruense

O professor Carlos Ferreira dos Santos, diretor da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e superintendente do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP recebeu em 10 de setembro – data em que completou 51 anos –, o Título de Cidadão Bauruense, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Bauru.

A honraria – uma iniciativa da vereadora Chiara Ranieri – foi aprovada por unanimidade pela Casa de Leis no dia 14/12/2020, com publicação do Decreto  Legislativo Nº 1930 no Diário Oficial de Bauru em 17/12/2020.

Para a vereadora Chiara Ranieri, o título “vem oficializar o que a trajetória de sucesso do Professor Doutor Carlos Ferreira dos Santos fala por si só: uma vida de dedicação e trabalho por Bauru e pelos bauruenses”.

Em seu discurso de agradecimento, Santos emocionou a todos, exaltando a importância da educação para as transformações sociais. Relembrou a origem humilde na periferia de São José dos Campos e a luta de sua mãe, Dona Lenira (falecida em 2015), para criar os quatro filhos e propiciar a eles uma boa educação e estudo.

O dirigente agradeceu a generosidade de professores, mestres, incentivadores e grandes amizades que fez ao longo de sua trajetória pessoal, acadêmica e profissional, o comprometimento de muitas pessoas da comunidade USP-Bauru que o auxiliam, e também à vereadora Chiara Ranieri, que propôs a outorga do título, e aos demais vereadores de Bauru.

Santos destacou também o importante trabalho realizado pelo Laboratório de Farmacologia da FOB-USP, o qual coordena, no diagnóstico da covid-19 em Bauru e região. “Quis o destino que 20 anos após eu aprender técnicas de biologia molecular nos Estados Unidos eu colocasse em prática todos aqueles conhecimentos adquiridos para que o Laboratório de Farmacologia da FOB realizasse a testagem para covid-19 por meio da técnica de RT-PCR em tempo real, hoje com mais de 97 mil amostras analisadas, com apoio incondicional e a dedicação de uma pequena equipe composta por membros da FOB e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, o Centrinho, que se uniram em prol da causa da testagem juntamente com os laboratórios do Instituto Adolfo Lutz de Bauru e Instituto Lauro de Souza Lima.

Como professor, pesquisador e profissional da saúde, indubitavelmente, essa passagem da minha vida é o meu maior orgulho, pois pude devolver à população de Bauru e região parte do investimento que o Estado de São Paulo e o Governo Federal fizeram em mim durante minha formação como pesquisador e também como aluno e servidor da USP, uma Universidade pública e gratuita, que não se furta a auxiliar na resolução dos problemas das cidades e regiões onde está inserida”, ressaltou.

“Na USP, e por meio da USP, continuarei trabalhando e lutando por Bauru. Ainda temos muitos desafios, e estarei à disposição da nossa comunidade para concretizarmos juntos muitos sonhos da nossa cidade de Bauru, como, por exemplo, a assunção e abertura definitiva do Hospital das Clínicas de Bauru pela Secretaria de Estado da Saúde, com a absorção das atividades atuais do HRAC/Centrinho, e a criação da Faculdade de Medicina de Bauru pela USP, tendo como base o HRAC/Centrinho”, assinalou o dirigente.

Sessão solene

Seguindo os protocolos sanitários definidos durante a pandemia de covid-19, a sessão solene na Câmara teve acesso limitado e voltado a convidados.

Prestigiaram a solenidade a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP; professor José Henrique Rubo, prefeito do campus USP de Bauru; Dra. Cleide Felício de Carvalho Carrara, superintendente substituta do HRAC-USP; Doroti da Conceição Vieira Alves Ferreira, diretora do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP); os vereadores Guilherme Berriel (vice-presidente da Câmara Municipal de Bauru), Benedito Roberto Meira e Chiara Ranieri; Clemilton Bassetto, marido da vereadora Chiara e representando o Escritório Regional do Sebrae de Bauru; Dra. Andrea de Melo Senes, cirurgiã-dentista, representando a turma de formandos de Odontologia da FOB de 1993; além de familiares e amigos do professor Carlos Ferreira dos Santos.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Câmara Bauru. O vídeo pode ser assistido no link:  https://www.youtube.com/watch?v=Y1zzYyvCvUA

Foto: José Henrique Rubo, Doroti Ferreira, Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado e Carlos Ferreira dos Santos

Crédito da foto: Camila Medina (FOB-USP)

(Tiago Rodella, Assessor de Imprensa do HRAC-USP, com informações da Câmara Municipal de Bauru)