Conteúdo atualizado em 25.03.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
16/05/2022

FOB comemorou 60 anos com Encontro Híbrido

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) completou 60 anos de sua fundação em 17 de maio.

O aniversário foi comemorado com um Encontro Híbrido, a partir das 8h, com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional e boas-vindas dos dirigentes.

A programação prosseguiu às 16h, no Teatro Universitário “Prof. Dr. Dioracy Fonterrada Vieira” com a palestra “Panoramas atuais da Universidade na área da saúde” ministrada pelo ex-reitor professor doutor Jacques Marcovitch.

Às 17h aconteceu uma Mesa-Redonda com o tema “Desafios e integração entre as diferentes áreas da saúde” e às 18h apresentação do Quinteto de Sopros da Orquestra Sinfônica da USP.

Link de transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=jzGQ_HL9vCQ

Histórico, Graduação e Pós-Graduação

A FOB integra o campus da USP de Bauru com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Criada em 1948, a FOB foi implantada em 1962 e conta com cursos nas áreas de Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina, e já formou 57 turmas de cirurgiões-dentistas e 29 turmas de fonoaudiólogos até 2021.

Isso resultou na formação de 2.621 cirurgiões-dentistas e 785 fonoaudiólogos. Aprovado pelo Conselho Universitário (Co) da USP em julho de 2017, foi criado o curso de Medicina no campus de Bauru, com 60 vagas, que está em sua 5ª turma.

Nos cursos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina a FOB tem 640 alunos matriculados.

Na pós-graduação a FOB formou 1979 mestres e 1054 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas de odontologia e fonoaudiologia do Brasil e do exterior.

Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) tem 342 alunos matriculados e 129 alunos de especialização em cursos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia.
Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 129   docentes, a maioria em tempo integral e 205 servidores técnico-administrativos, operacionais e técnicos.

Foto: Fachada da FOB-USP

Crédito da foto: Denise Guimarães (Seção de Tecnologia Educacional da FOB-USP)