Eventos movimentam Semana de Arte e Cultura

17/09/2013

Eventos movimentam Semana de Arte e Cultura

No dia 16 de setembro, às 19h, foi realizada a solenidade de abertura da Semana de Arte e Cultura, organizada pela Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

O evento aconteceu no anexo do Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) e contou com a presença do prefeito do campus, José Roberto Pereira Lauris, demais autoridades, integrantes da comunidade universitária do campus e convidados.

Foram abertas duas exposições, “Palavra Pintada”, instalação artística e exposição de 32 telas produzidas por 30 alunos da Oficina de Artes do Centro Cultural do campus.

A mostra explora a utilização da palavra e imagem, com trabalhos em diversas técnicas como óleo, texturas e colagem.

A outra exposição exibe um varal de textos dos integrantes do Projeto Oficina da Palavra, da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) da Universidade do Sagrado Coração (USC) e alunos do Programa Revivendo da USP.

As duas mostras permanecem abertas à visitação pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no anexo do Teatro Universitário da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP até o dia 30 de setembro.

Francisco Peres, funcionário do Centro Cultural do campus esclarece que “O tema da Semana foi escolhido após discussões dos responsáveis pela parte artística, porque constatamos que as pessoas que trabalham com arte no campus ainda estão vinculadas a reprodução de algo que existe, e nós queríamos estimular os participantes a produzirem algo próprio, a terem uma voz mais autoral nas atitudes”.

Com relação ao tema, Rosangela Manzano, chefe da Seção de Eventos Culturais da PUSP-B acrescenta que é significativo, e ressalta que os funcionários do Centro Cultural trabalharam bem nesse enfoque, como se pode observar na exposição “Palavra Pintada”, que fica evidente o empenho na organização da mostra.

Na sequência da programação de abertura aconteceu a apresentação de músicas de MPB, interpretadas pelo coral “Grupo Vocalis”, sob a regência de Thiago Rodrigues Xavier.

Encerrando a noite aconteceu o belíssimo Show Musical da cantora Lu Nóbrega, com seu disco de estreia “In My Daydreams”. O trabalho apresenta influências do jazz, MPB e lounge music, com canções de Frank Sinatra, Tom Jobim, Etta James, além de composições da própria cantora.

No dia 17 de setembro, às 20h, no Teatro Universitário da FOB acontece a apresentação da peça teatral “Potestad”, encenada pelo TUSP. O dramaturgo e psicanalista argentino, Eduardo Pavlovsky trata do roubo de crianças durante a ditadura argentina.

No dia 18 de setembro, às 19h, no Teatro Universitário da FOB/USP será realizado o tradicional Show Prata da Casa, com apresentação artística de alunos, docentes e funcionários do campus.

No dia 19 de setembro, às 20h, no Teatro Universitário acontece a apresentação musical dos repentistas Zé Antônio e Vagner. Zé Antônio é consagrado um dos melhores repentistas e Vagner é considerado um dos melhores violeiros.

A dupla está numa longa trajetória, levando a cultura da nossa raiz por todos os cantos do Brasil.

José Roberto Pereira Lauris, prefeito do campus, afirma que “A Semana é uma oportunidade de dar uma parada nas atividades técnicas, e apreciar essas apresentações. Por meio da cultura temos uma integração entre as pessoas da comunidade universitária e da comunidade em geral”.

Os eventos tem entrada franca, porém solicita-se a doação de 1 litro de leite que será entregue às instituições assistenciais de Bauru. O Teatro Universitário da FOB/USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.

A Semana é promovida pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP, com apoio da PUSP-B, FOB e TUSP (Teatro da USP).

Foto: Exposição Palavra Pintada

Crédito da foto: Giane Quintela