Céu de Piratininga é tema de exposição na USP

24/04/2014

Céu de Piratininga é tema de exposição na USP

A exposição “Momentos” da artista plástica Caroline Rohwedder pode ser vista no Centro Cultural do campus USP de Bauru até o dia 30 de abril. A mostra é aberta à visitação pública, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

“Momentos” integra o Projeto Atelier & Arte realizado pela Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), com curadoria de Patricia Helena de Souza.

A mostra consiste em 22 fotografias do céu da cidade de Piratininga (SP), onde Caroline reside. As fotos foram tiradas com uma Nikon D 7000, com pouca edição. A artista se preocupou mais com o contraste, nuance de cor, isto porque segundo Caroline “não se tem o que melhorar no céu, ele já é lindo por natureza!”

A denominação “Momentos” foi uma escolha da artista e da curadora Patrícia Helena de Souza. Caroline esclarece que “são fotos momentâneas. Se eu não tirar a foto naquele momento eu perdi aquele céu, não tem fotografia igual. É isso que me fascina na fotografia de céu. Comecei a tirar sem a intenção de fazer arte com isso, porque achei que ficava uma plástica interessante na fotografia. Então percebi que ficava legal e comecei a gostar, e procurar cores diferentes, momentos diferentes.”

Caroline explica a escolha do tema: “Escolhi o céu porque me fascina por esta mutação, ele é muito bonito e não reparamos nesta beleza, que é para nós todos os dias. Está ali foi criado para nós e não reparamos, colocamos muitos prédios na frente, é fio, é avião, é muita coisa. É lindo e é sempre diferente, nunca é igual. Então eu acho isso bacana.”

Além de professora a artista é fotógrafa profissional e faz ensaios, festas de aniversário e fotografia de família. Porém pretende investir sua carreira em trabalhos autorais, direcionados a área artística.

Esta é sua primeira exposição individual. Em março de 2013 participou de uma exposição coletiva no Centro Cultural do campus de Bauru da USP, com o grupo de artistas “Os Sem Tela”.

O Centro Cultural da USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru. Informações adicionais no telefone: (14) 3235-8394.

Foto: Caroline Rohwedder e a curadora Patrícia Helena de Souza (Crédito: Anderson Avansi)