USP realiza Expedição Ribeirinha em Rondônia

31/08/2016

USP realiza Expedição Ribeirinha em Rondônia

No dia 1º de setembro, às 19h, o ônibus da Universidade de São Paulo (USP) partiu do campus de Bauru com destino a Porto Velho, capital de Rondônia, com 29 integrantes da 4ª Expedição Ribeirinha do Projeto FOB/USP em Rondônia.

De Porto Velho a expedição realiza uma viagem de 10 horas de barco pelo Rio Madeira até Calama, que é um distrito de Porto Velho, na divisa com o Estado do Amazonas.

A expedição é integrada por alunos de graduação e de pós-graduação em odontologia e fonoaudiologia, professores e funcionários da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

O distrito de Calama tem 3 mil habitantes e só conta com um posto de saúde, sendo que a população da região não tem atendimento médico e odontológico.

A expedição colabora com o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB5-RO) da USP em atividades de extensão, educativas, preventivas e clínicas. Isto inclui o atendimento odontológico e fonoaudiológico à população ribeirinha, que mora nas margens do Rio Madeira.

Na área odontológica a expedição realiza extrações dentárias, orientações em educação em saúde e numa segunda etapa colocação de prótese, tratamento de canal e restauração dentária.

Na área fonoaudiológica é realizado o diagnóstico das alterações de fala, leitura , escrita e perda auditiva, e diante da perda se faz a adaptação do aparelho auditivo.

Além do atendimento à população serão levados brinquedos arrecadados numa campanha do campus para serem distribuídos às crianças da região, numa festa em outubro, em comemoração ao Dia da Criança.

A viagem conta com a presença da fotógrafa Denise Guimarães, do Setor de Tecnologia Educacional da FOB e da jornalista Valéria Dias do Jornal da USP para produzir uma reportagem especial sobre a expedição, que será divulgada no final de setembro no Jornal da USP.

A expedição retorna de ônibus ao campus de Bauru no dia 10 de setembro à noite.

Foto: Crianças de Calama - distrito de Porto Velho