Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
25/01/2024

Com diversos eventos USP comemorou 90 anos

No dia 25 de janeiro a Universidade de São Paulo (USP) comemorou 90 anos. Criada em 1934, a USP é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O talento e dedicação dos docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Esse desempenho, gerado ao longo de mais de oito décadas de uma intensa busca pela excelência, permite à USP integrar um seleto grupo de instituições de padrão mundial.

Sua graduação é formada por 183 cursos, dedicados a todas as áreas do conhecimento, distribuídos em 42 unidades de ensino e pesquisa, com mais de 58 mil alunos.

A pós-graduação é composta por 239 programas, com cerca de 30 mil matriculados. Atualmente, a USP é responsável por mais de 20% da produção científica brasileira.

Para desenvolver suas atividades, a USP conta com diversos campi, distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, além de unidades de ensino, museus e centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios.

(Com informações do site: https://www5.usp.br/institucional/a-usp/)

ATIVIDADES COMEMORATIVAS

Para celebrar a data, a Reitoria da Universidade criou comissões para executar atividades comemorativas ao longo do ano, que estão sendo realizadas nos campi da USP.

No campus de Bauru foi preparada uma Programação Especial de Aniversário de 90 Anos da USP, com realização da Reitoria da USP, Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Centro Cultural, TUSP – Teatro da USP e Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (Funbeo).

O Campus da USP de Bauru é integrado pela FOB, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC), Prefeitura do Campus e conta com a presença do Hospital das Clínicas de Bauru (HCB) que é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Foto: Cidade Universitária Armando Sales de Oliveira. Praça do Relógio. Fábio Durand/USP Imagens