Conteúdo atualizado em 22.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
17/12/2020

Novo site do Centro de Educação e Capacitação

O Centro de Educação e Capacitação em Saúde (CECS) da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) criou um site com o objetivo de apoiar professores, alunos de graduação e pós-graduação, e profissionais no desenvolvimento de atividades de ensino e aprendizagem, bem como apoiar  a gestão do CECS e promover a visibilidade das ações desenvolvidas.

O CECS foi inaugurado em 2018, com o objetivo de simular a prática clínica e oportunizar o treino de habilidades e competências em espaço simulado, de acordo com as metas estabelecidas pela Organização Pan Americana de Saúde para assegurar o cuidado ao paciente.

Alessandra Mazzo é a coordenadora do CECS e Ivy Kiemle Trindade Suedam é a vice-coordenadora, e ambas são professoras da FOB-USP.

O Centro é subordinado à Diretoria da FOB e atende os três cursos de Graduação (Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina), os cursos de Pós-Graduação, treinamento de servidores da FOB e do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC).

A parte técnica de desenvolvimento do site é de responsabilidade do servidor técnico administrativo Vitor Bastos e o conteúdo é de responsabilidade da professora Alessandra Mazzo, com a colaboração dos monitores e professores.

“A criação do site é importante por aproximar à comunidade interna e externa das atividades desenvolvidas na Universidade, para preparar os futuros profissionais e aprimorar os profissionais já capacitados e demonstrar a relevância do uso de habilidades e simulação como estratégia que assegura profissionais aptos para o atendimento da comunidade. O site ainda apresenta o relevante trabalho de formação e atuação dos monitores, a importância no CECS das pesquisas na área de simulação do Brasil e a dedicação de todos os profissionais com os recursos públicos da Universidade”, ressalta a professora Alessandra Mazzo.

O site pode ser acessado no endereço: https://cecs.fob.usp.br

O e-mail para contato é cecs@fob.usp.br

CECS

O ambiente do CECS compreende atividades de ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação e a capacitação de profissionais.

O Centro possui capacidade para receber os cursos de graduação e pós-graduação do campus USP de Bauru, em atividades específicas de cada área e também para o treino do trabalho interprofissional.

Para tanto, possui uma série de recursos físicos, materiais e humanos que ofertam a possibilidade de práticas simuladas de diversas complexidades e que utilizam desde os simuladores mais avançados, até técnicas de role play (dramatização) e pacientes simulados.