Conteúdo atualizado em 28.03.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
09/03/2023

Centro Cultural exibe Arte em Madeira

“As múltiplas expressões de uma obra de arte da natureza num país chamado Brasil” é o nome da exposição em exibição no Centro Cultural do Campus da USP de Bauru até o dia 31 de março.

A mostra exibe 15 obras do artista plástico Almeida Júnior, sendo que sua primeira exposição foi em 2019, também no Centro Cultural da USP.

O artista esclarece que a mostra traz em seu conjunto as belezas do Brasil, exaltando as belezas do povo brasileiro, das mulheres, da simplicidade interiorana do homem do campo e as belezas naturais da flora e fauna.

As obras de arte são confeccionadas em madeiras nobres e raras, que foram encontradas em lixões, caçambas, calçadas e em janelas e portas de demolição de imóveis.

Dessa forma, a exposição vai proporcionar aos visitantes belos trabalhos em madeiras raras e vai ressaltar a importância da cultura do reaproveitamento de material reciclável, promovendo a criatividade e a educação sustentável, resultando numa melhor qualidade de vida.

A técnica utilizada foi inspirada na intársia, proveniente dos Estados Unidos. Inicialmente o artista faz o desenho no papel e escolhe o tipo de cor de madeira a ser utilizada.

Em seguida se busca manter uma harmonia entre o desenho, o corte, as cores e as fibras da madeira. Na sequência as peças são coladas, fazendo a transposição da figura do papel para a madeira, refletindo a sua originalidade.

A exposição pode ser vista até o dia 31 de março, das 8h às 17h, no Centro Cultural do Campus USP de Bauru, localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

Informações no telefone: (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br

Foto: Almeida Júnior com sua obra “Peão de fé”

Crédito da foto: Kazuo Kato (Centro Cultural do Campus USP de Bauru)