Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


Peça de Suassuna é discutida no TUSP

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da CCB/USP
03/11/2011

Peça de Suassuna é discutida no TUSP

“O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna é o texto discutido no dia 4 de novembro, às 19h, no auditório do Teatro Municipal de Bauru no Programa TUSP (Teatro da Universidade de São Paulo) de Leituras Públicas – Ciclo VI Leituras da Comédia Brasileira.


Escrita em 1957 a peça enfoca o tema da avareza numa comédia em três atos. O texto aproxima-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do Nordeste. Na trama, Suassuna narra a história de um velho avarento conhecido por Euricão Árabe.


Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. A história mistura o religioso e o profano, e apesar de engraçado o texto tem um fundo filosófico.


Com uma visão crítica aguçada, o autor utiliza uma trama simples
para tratar de algo mais complexo, como a relação do mundo material com o espiritual.


O comportamento de Euricão lembra os conflitos barrocos de ordem religiosa. Esse conflito inerente ao ser humano chama atenção pelo fato do personagem não desfrutar de sua riqueza.


Leituras Públicas é aberto à comunidade em geral, com entrada franca. O auditório do Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” localiza-se na avenida Nações Unidas, nº 8, Centro.


Informações com Francisco Serpa (Xyko), orientador de Arte Dramática do TUSP Bauru, nos telefones: (14) 8174-6273 ou (14) 3235-8394.

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia