Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Exposição na USP exibe patchwork e quilting

31/07/2019

Exposição na USP exibe patchwork e quilting

O Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) realiza no Centro Cultural, no período de 5 a 30 de agosto a exposição de artesanato “Patchwork e Quilting: A arte com retalhos e linhas”.

A mostra exibe 34 trabalhos como colchas, toalhas de mesa, painéis, bolsas, jogos americanos, entre outros de Vonia Guimarães Gurgel.

Vonia trabalhou na Caixa Econonômica Federal (CEF) e atualmente está aposentada. Nasceu em Jaguaruana (Ceará) mas reside há 47 anos em São Paulo (capital).

Esta é a primeira vez que expõe seus trabalhos e achou interessante esta experiência. A artesã trabalha com patchwork há 15 anos e com quilting há 4 anos e já participou de feiras no Paraná e em Gramado, no Rio Grande do Sul.

A expositora fez curso on-line de patchwork com Ana Consentino e de quilting com Marcia Baraldi.

Vonia Guimarães Gurgel é mãe da fotógrafa Denise Guimarães do Setor de Tecnologia Educacional da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

Perguntada sobre o significado da atividade de artesanato em sua vida, Vonia afirma que é um hobby, relaxante e comparável a uma terapia. “Faço pelo prazer de fazer”, conclui a artesã.

Serviço:

Exposição de Artesanato: “Patchwork e Quilting: A arte com retalhos e linhas”

Artista/artesã: Vonia Guimarães

Período: 5 a 30 de agosto

Local: Centro Cultural da USP

Horário: De segunda a sexta-feira das 8h às 18h

Endereço: Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, Bauru (SP)

Contato: Telefone (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br

Patchwork: É um trabalho com retalho. É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. (Wikipédia)

Quilting: A palavra quilt provém do latim culcita, uma espécie de colchão ou almofadão preenchido com algo macio e quente e usado para deitar ou cobrir. Quilting, que significa acolchoamento, e Patchwork são parceiros no mundo do artesanato, e têm estado juntos por milhares de anos. (Wikipédia)

Foto: Vonia Guimarães com sua obra em Patchwork e Quilting

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB-USP)