FOB: 51 anos de ensino, pesquisa e extensão

14/05/2013

FOB: 51 anos de ensino, pesquisa e extensão

A Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) completou 51 anos no dia 17 de maio. Às 8h, no jardim de entrada da Faculdade o aniversário foi comemorado com hasteamento da Bandeira Nacional.

O evento contou com a presença de José Carlos Pereira, diretor da FOB; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, vice-diretora da FOB; José Roberto Pereira Lauris, prefeito do campus de Bauru da USP; professores, alunos e funcionários.

A FOB integra o campus de Bauru da USP com o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) e a Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Criada em 1948, a FOB foi implantada em 1962 e conta com cursos nas áreas de odontologia e fonoaudiologia, tendo formado 48 turmas de cirurgiões-dentistas e 20 de fonoaudiólogos até 2012, resultando na formação de 2.196 dentistas e 521 fonoaudiólogos. Na pós-graduação formou 1.360 mestres e 605 doutores, que integram os quadros docentes de diversas escolas de odontologia e fonoaudiologia do Brasil e do exterior.

Sua missão é formar profissionais, docentes e pesquisadores altamente qualificados, amparados em princípios éticos, humanísticos e técnico-científicos; implementar atividades inovadoras em diferentes áreas da atuação profissional; qualificar recursos humanos comprometidos com o aperfeiçoamento de estratégias de atenção à população e produzir conhecimento científico inovador disponibilizado para o bem-estar da comunidade.

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 110 docentes, a maioria em tempo integral e 246 servidores administrativos, operacionais e técnicos. Nos cursos de graduação em odontologia e fonoaudiologia a FOB tem 340 alunos matriculados. Na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) tem 404 alunos matriculados e aproximadamente 99 alunos de especialização.

As pesquisas desenvolvidas na FOB resultam na disseminação do conhecimento gerado por meio da publicação dos resultados em revistas nacionais e internacionais e prêmios de excelência recebidos de entidades nacionais e internacionais. As parcerias com instituições estrangeiras têm contribuído para a internacionalização da FOB.

As pesquisas em conjunto com pesquisadores do Brasil e do exterior permitem a criação de um ambiente de cooperação dando-lhes um caráter universal. Destaca-se, na FOB, o investimento contínuo em novas infraestruturas com recursos financeiros oriundos da USP e agências de fomento.

A prática do ensino em odontologia e fonoaudiologia tem permitido à FOB prestar serviços à comunidade de Bauru e região e em outros estados do Brasil. Destaca-se o Programa USP-Rondônia, onde professores, alunos e funcionários, promovem assistência à saúde bucal e fonoaudiológica às populações daquela região. Em Bauru, a FOB colabora com o Programa de Saúde da Família (PSF) proporcionando atendimentos odontológicos e fonoaudiológicos em postos de saúde e creches mantidas pelo Município.

Na FOB, a extensão de serviços à comunidade corresponde a realização de mais de 93 mil procedimentos por ano, em diferentes níveis de complexidade, incluindo serviços de urgência, atendimentos clínicos e atividades extramuros.

A Faculdade mantém convênios de cooperação acadêmica e científica com universidades do país e do exterior, incluindo a América Latina, a Europa e os Estados Unidos.

Site: http://www.fob.usp.br

Foto: Fachada da FOB