Ação de saúde pública encerra recepção na FOB

27/02/2015

Ação de saúde pública encerra recepção na FOB

Com a promoção de Saúde Pública no Poupatempo de Bauru foi encerrada a Semana de Recepção aos Calouros 2015 da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

O evento foi realizado no dia 27 de fevereiro, das 8h às 17h, com ações nas áreas de odontologia e fonoaudiologia. Os calouros participaram de atividades de educação e prevenção, supervisionados por pós-graduandos e professores das duas áreas.

Para adultos foram realizadas atividades de educação e prevenção da hipertensão, do câncer bucal, orientação sobre o uso da voz, preservação auditiva e disfagia. Segundo Roosevelt da Silva Bastos, vice-presidente do Grupo Setorial Pró-Calouro da FOB/USP foi aferida a pressão arterial de 130 pessoas, realizou-se o diagnóstico bucal de 100 pessoas e 100 pessoas receberam orientações a respeito do uso da voz, da preservação auditiva e disfagia.

No evento realizado no Poupatempo, 80 crianças e adolescentes, na faixa etária de 8 a 12 anos, da Escola Estadual Professora Mercedes Paz Bueno assistiram uma apresentação sobre o uso inteligente da voz e de fones de ouvido e noções de higiene relacionadas ao nariz e orelhas. Na sequência essas crianças e adolescentes receberam orientações sobre o processo da cárie nos dentes, higiene bucal e participaram de uma escovação supervisionada com a utilização de fio dental.

As atividades foram coordenadas pelos seguintes professores da FOB/USP: Ivy Kiemle Trindade Suedam (Fisiologia); Ana Lúcia Álvares Capelozza, Cássia Maria Fischer Rubira e Paulo Sérgio da Silva Santos (Estomatologia) e Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli (Fonoaudiologia).

Foto: Denise Guimarães (FOB/USP)