USP exibe exposição in l teiros no Centro Cultural

08/06/2018

USP exibe exposição in l teiros no Centro Cultural

O Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) exibe na Recepção do Centro Cultural do campus até o dia 5 de julho a exposição in l teiros do artista plástico Jeff Zimbato.

O artista expõe dez obras nas técnicas de pintura com acrílica, esculturas em resina, vidro, massa plástica e acrílico.

A exposição é resultado do “Ensaio para uma fissura: da superfície à profundidade, uma poética”, que consiste numa pesquisa em arte, em poéticas visuais realizada pelo artista para a conclusão de Curso em Artes Visuais da Unesp de Bauru.

Jeferson Denzin Barbato é artista visual sob o pseudônimo de Jeff Zimbato e atualmente reside em Bauru. É graduado em Artes Visuais (Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista – Unesp de Bauru.

Zimbato nasceu com fissura labiopalatina e fez todo o tratamento no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP. Desde o contato com o trabalho de Nazareth Pacheco começou a investigar a estética das fendas, que o acompanha desde criança, o levando do sensível ao visceral.

O artista possui uma produção intuitiva e ácida, assim como seu humor. Em seus traços está presente dor, culpa, paixão visceral e representações da transição de tempo, materializando cicatrizes que foram intangíveis.

Quatro espaços

Em Bauru a mostra é realizada em quatro espaços expositivos: Recepção do Centro Cultural da USP; Galeria da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp, Casa Amarela e uma instalação no Hall de entrada do Teatro Municipal de Bauru.

“O objetivo da mostra simultânea, em lugares distintos é fazer o público circular pela cidade de Bauru, criando o próprio público, uma fenda espaço/tempo ao desenhar seu deslocamento de um espaço ao outro, cortando ruas e lugares, cortando mapas, criando suas próprias fissuras”, ressalta Jeff Zimbato.

Exposições simultâneas:

Recepção do Centro Cultural da USP: de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h, na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária até o dia 5 de julho.

Galeria da FAAC da Unesp: de 2ª a 6ª feira, da 19h às 22h, na Avenida Engenheiro Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Vargem Limpa até o dia 15 de junho.

Casa Amarela – Academia de Arte: às 2ª feiras, das 20h15 às 22h15, 5ª feiras, das 14h às 16h e aos sábados, das 10h às 12h, na Rua Rodrigo Romeiro, 1-18 até o dia 30 de junho.

Instalação no hall de entrada do Teatro Municipal de Bauru “Celina Lourdes Alves Neves”: acesso livre na Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro até o dia 30 de junho.

Mais informações das exposições podem ser obtidas no telefone: (14) 3235-8394, no e-mail: centrocultural@usp.br ou no fb.com/zimbato

Foto: Obras "Trans.Bordo”, “Trans. Piro”, “Trans.Pareço” e “Trans.Passo”

Crédito da foto: Giane Quintela