USP expõe Arte Amizade no Centro Cultural

20/03/2014

USP expõe Arte Amizade no Centro Cultural

O Projeto Atelier & Arte promovido pela Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) exibe a sua primeira exposição de 2014, no Centro Cultural do campus, com a mostra “Arte Amizade”, dos artistas plásticos Neide Maria de Souza e Rafael Terra de Oliveira.

A exposição permanece aberta à visitação pública até o dia 4 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Centro Cultural do campus, localizado na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária, em Bauru.

Neide tem 55 anos, é funcionária da USP há 17 anos e é mãe de Fabio Eugenio de Souza, chefe técnico da Divisão Administrativa da PUSP-B. Atualmente é funcionária da Clínica de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

Em 2011 Neide fez sua primeira exposição na USP com o tema “Natureza e Arte”. A atual mostra “Arte Amizade” é resultado de sua amizade com Rafael Terra de Oliveira e o gosto de ambos por cores fortes e marcantes.

Neide expõe 10 quadros em óleo sobre tela, com temas que variam entre por do sol, paisagens e flores. A artista participou da Oficina de Pintura ministrada por Giane Quintela, no período de 2009 a 2010. Hoje desenvolve seus trabalhos sozinha, mas sempre  que pode troca ideias com Giane a respeito de pintura.

Neide afirma que a pintura é uma atividade extremamente gratificante, e ressalta que poder expor seus trabalhos na USP é uma oportunidade maravilhosa.

Rafael Terra de Oliveira tem 15 anos, cursa o 2º colegial no Colégio Anglo e é filho de Dalva Ribeiro de Oliveira, secretária da Disciplina de Microbiologia e Imunologia da FOB/USP.

Incentivado por sua avó Maria da Conceição Oliveira, que participa da Oficina de Pintura da USP, Rafael acompanhava a avó em suas aulas, e desenvolveu o gosto pela pintura, atividade que desenvolve na mesma oficina desde 2008.

Esta é sua primeira exposição, que exibe 10 quadros em óleo sobre tela, enfocando paisagens, natureza morta, animais, abstrato e uma releitura do quadro “Retrato de Bazille” de Renoir.

Rafael afirma que sua rotina de estudos diários é muito corrida, desta forma, a pintura é um momento de relaxamento e expor as emoções que sente. “Sempre gostei de pintar porque expresso o que sinto, além disso, esta é uma ótima oportunidade de expor os meus trabalhos”, acrescenta o expositor.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural da USP no telefone: (14) 3235-8394.

Foto: Rafael Terra de Oliveira e Neide Maria de Souza

Crédito da foto: Anderson Avansi