Conteúdo atualizado em 26.04.2024

Exposição IMPACTO Consciência Negra

20/11/2018

Exposição IMPACTO Consciência Negra

O Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) realiza a exposição IMPACTO – Consciência Negra.

A mostra conta com 8 trabalhos, nas técnicas de desenho a lápis preto e lápis de cor escolar. Os artistas são João Paulo Silva Pereira, 16 anos, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual “Profª Maria Aparecida Maschietto Okazaki” e Luana Patrian Iglessias, 14 anos, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da mesma escola.

Segundo Rosana Valéria Nascibem, coordenadora pedagógica da EE “Profª Maria Aparecida Maschietto Okazaki” o objetivo foi inserir as produções dos alunos no contexto de um projeto interdisciplinar da escola denominado “Projeto Consciência Negra”.

“Ao possibilitarmos o desenvolvimento do conhecimento, do respeito e da valorização da cultura negra e de pessoas de origem afrodescendentes, os estudantes realizaram trabalhos em diversos componentes curriculares (Arte, Geografia, História e Língua Portuguesa). Entre as atividades desenvolvidas, tivemos produção de desenhos, pinturas, caricaturas, realização de palestras e oficinas envolvendo a temática da cultura negra”, informou Rosana Valéria Nascibem.

O aluno João Paulo Silva Pereira afirmou que “Quando fui convidado a expor meus desenhos na USP, me senti privilegiado por estar participando de um evento tão importante. A questão do conhecimento e do respeito à cultura afrodescendente é fundamental para ressaltar a luta dos negros, tanto no passado, como nos dias atuais. Assim, fico bastante feliz em ser um dos alunos a representar a escola e mostrar meus talentos, principalmente nessa data tão importante na história do Brasil, que é o Dia da Consciência Negra”.

Para a aluna Luana Patrian Iglessias “Mostrar um pouco da minha arte é, para mim, muito importante. Penso que isso pode ser um bom começo, ou seja, abrir caminhos para o meu futuro”.

A coordenadora pedagógica da escola acrescenta que “divulgar os trabalhos no Centro Cultural do campus da USP de Bauru veio ao encontro da nossa necessidade, uma vez que se trata de um espaço universitário público e conceituado, dando abertura para a escola pública, ou seja, agregando valor ao nosso trabalho e ampliando as possibilidades dos nossos estudantes. A oportunidade de divulgar as produções artísticas trouxe um impacto positivo para os nossos alunos e para a nossa escola. Agradecemos pela oportunidade!”.

A exposição pode ser vista até o dia 30 de novembro, na Recepção do Centro Cultural da USP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

O Centro Cultural da USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

Foto: João Paulo com o desenho "Machado de Assis"

Crédito da foto: Giane Quintela