Acontece Campanha da Voz FOB-USP 2018

23/03/2018

Acontece Campanha da Voz FOB-USP 2018

Uma das novidades da Campanha da Voz deste ano, em Bauru foi uma caminhada de conscientização sobre a saúde da voz que aconteceu no domingo, dia 15 de abril, a partir das 9h, na Avenida Getúlio Vargas, tradicional ponto de encontro e lazer da população.

Também estão programadas diversas ações preventivas, educativas e interativas sobre o tema em escolas públicas e privadas, empresas, no campus da USP, entre outros espaços.

Esta campanha, promovida pelo curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), acontece em comemoração ao Dia Mundial da Voz e ao Dia Municipal dos Cuidados com a Voz, ambos celebrados em 16/04. Todas as atividades são gratuitas.

A professora do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP, Lídia Teles, uma das coordenadoras do evento, informa que o objetivo da Campanha da Voz é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde. “Buscamos também informar sobre sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos”, acrescenta.

Atividades extramuros

Durante a Caminhada da Voz na Getúlio, alunos de Fonoaudiologia, Odontologia e Medicina, entre outros participantes, sob supervisão de professores da área, orientaram sobre os cuidados com a voz, ações preventivas e esclarecimentos de dúvidas sobre mitos e verdades com relação à saúde vocal. Isso tudo associado à entrega de água, maçãs e folhetos explicativos sobre a campanha.

Também integrando a programação da Campanha da Voz 2018, no sábado, 14/4, aconteceu uma intervenção musical e educativa no Bauru Shopping. O público presente apreciou as apresentações de corais e músicos da região, acompanhadas da entrega de material informativo sobre os cuidados com a voz. Este evento aconteceu em dois horários, às 11h e às 19 horas.

No período de 16 a 20/4 (segunda a sexta), para a comunidade universitária, haverá a atividade “Almoço Musical” no Restaurante Universitário do Campus USP de Bauru, com apresentação musical dos alunos da Fonoaudiologia, Odontologia, Medicina e servidores.

A coordenação da campanha informa também que, durante todo o mês de abril, serão disponibilizadas palestras gratuitas sobre os Cuidados com a Voz em empresas, entidades e escolas, públicas e particulares, ministradas por alunos de graduação e pós-graduação da FOB-USP. Os interessados deverão confirmar interesse pelo e-mail para lidiactm@usp.br para agendamento de horário.

Para saber mais sobre a Campanha da Voz FOB-USP 2018, acesse a página www.facebook.com/soparaquemamavoz/.