Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


Bauru comemora neste mês o Dia Mundial da Voz

Luís Victorelli
06/04/2016

Bauru comemora neste mês o Dia Mundial da Voz

A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) realiza neste mês a Campanha Nacional da Voz 2016 com o slogan “Seja Amigo da sua Voz!”. O tema central do evento será “Minha voz, minha identidade”. Em comemoração à data, o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP) vai realizar diversas ações durante o mês.

A campanha celebra o "Dia Mundial da Voz" que acontece no dia 16 de abril. A comemoração da data teve início no Brasil em 1999 e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Em Bauru, a Campanha da Voz FOB-USP 2016 tem a coordenação das professoras Maria Aparecida Miranda de Paula Machado e Lídia Teles, ambas do Departamento de Fonoaudiologia.

O objetivo da SBFa é sensibilizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como conscientizar quanto aos sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.
 
Confira a programação das atividades, todas gratuitas, para a comunidade de Bauru e região:
Palestra "Sua voz identifica você?"
Dia 13/4 às 19h: ministrada pela fonoaudióloga mestre e especialista em Voz, Millena Maria Ramalho Matta Vieira, no Teatro Universitário da FOB/USP. A palestra é direcionada para a população em geral, e abordará temas de interesse das pessoas que utilizam a voz profissionalmente como também daqueles que se interessam pelo assunto e desejam aprender um pouco mais sobre esse maravilhoso instrumento de comunicação. A palestra trará informações sobre a voz e como pode ser possível otimizar a comunicação a partir dela e será coordenada pelas professoras Kelly Silvério e Alcione Brasolotto.

Palestras em Empresas candidatas à chancela Selo “Amigo da Voz”. Realizadas pelas alunas Mariana Ferreira e Ana Carolina Gagliani, Cinthia Procópio e Franciele Fumagali, coordenadas pela Profª Maria Aparecida Machado
 
Passeata na Batista de Carvalho.
Dia 15/4 das 11h às 13h: professores, funcionários, alunos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia e a bateria da FOB estarão no calçadão da Batista de Carvalho, coordenados pela Profª Maria Aparecida Machado. Haverá distribuição de água, maçãs e folderes sobre os cuidados com a voz e orientação sobre saúde vocal.
 
Ação no Bauru Shopping.
Dia 16/4 das 11h às 20h: como já é esperada pela população, a data será comemorada com a apresentação de corais infantis, juvenis, adultos, e cantores de Bauru e região, além de um contador de histórias da Companhia Farnel de São Paulo. Também estará presentes professores, funcionários, alunos de graduação e pós-graduação em Fonoaudiologia para a distribuição de água, maçãs e folderes sobre os cuidados com a voz e orientação sobre saúde vocal. São atividades coordenadas pelas professoras Maria Aparecida Machado e Lídia Teles.
 
Oficinas de Voz e Canto.
Dias 6, 13, 20 e 27/4: para cantores profissionais e amadores, professores de canto e regentes de Bauru e região (as vagas são limitadas - inscrição pelo telefone: 14-3235-8394).
 
Oficinas de Voz para Locutores.
Dias 11, 15, 18 e 29/4: para locutores de rádio e tv e alunos do Curso de Jornalismo de Bauru e região. Oficinas coordenadas pela Profª Lídia Teles.

No mês de abril, todas as atividades curriculares dos alunos do Curso de Fonoaudiologia, desenvolvidas nas Escolas EMEI Jayme Bichusky, EMEF Conêgo Aníbal Difrância e coordenadas pelas professoras Aline Costa e Patrícia Crenite, serão voltadas para a promoção da saúde vocal. Assim também as ações que ocorrerão na Unidade de Saúde do Jardim Godoy, coordenadas pela Profª Maria Aparecida Machado.
 
Nas redes sociais a página no facebook "Só para quem ama a voz" traz dicas e curiosidades sobre a voz e a comunicação.
 
Atividades programadas no campus da USP em Bauru:
Para celebrar a data foram afixadas faixas comemorativas sobre a Voz em todo o campus.

No dia 7/4: haverá um Seminário do PET, sob a coordenação da Profª Giedre Berretin Felix, com tema voltado para cuidados e expressividade vocais.

Dia 14: Reunião Clínica com estudantes que fazem parte do PET, sob a coordenação da Profª Giedre Berretin Felix.

Almoço musical no Restaurante Universitário na semana de 11 a 15/4: das 11h às 13h30 o almoço dos alunos e funcionários no Restaurante Universitário terá música ao vivo, proporcionada pelos alunos e funcionários cantores da USP, coordenado pela Profª Lídia Teles.
 
No dia 20 de abril, haverá uma aula especial para alunos da disciplina Prática Docente no Ensino Superior, da Pós-Graduação da Fonoaudiologia, de responsabilidade das professoras Deborah Ferreira e Dagma Venturini acontecerá no Teatro da FOB: Das 8h às 9h30 será ministrada palestra pela fonoaudióloga Millena Vieira, intitulada “Comunicação efetiva” e das 10h às 12h00 e das 14h às 18h ocorrerão oficinas com a prática de atividades voltadas à comunicação na docência, coordenadas pelas professoras Kelly Silvério e Alcione Brasolotto.

O campus USP de Bauru localiza-se na Alameda Octavio Pinheiro Brisolla, 9-75, Vila Universitária.



imprimir





 Envie sua sugestão de notícia