Dia Municipal dos Cuidados com a Voz

01/07/2016

Dia Municipal dos Cuidados com a Voz

Se for aprovado o Projeto de Lei em votação pelos vereadores da Câmara Municipal de Bauru, a cidade pode contar com o “Dia Municipal dos Cuidados com a Voz”.

O Projeto de Lei que institui o “Dia Municipal dos Cuidados com a Voz no Município de Bauru” foi apresentado em Audiência Pública no dia 23 de junho, às 19h, no Plenário da Casa de Leis “Dr. Ulysses Guimarães”, em Bauru.

O Projeto de Lei foi apresentado por Maria Aparecida Miranda de Paula Machado, professora do Departamento de Fonoaudiologia, da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a professora Maria Aparecida, o projeto é resultado das diversas Campanhas da Voz que vem sendo realizadas desde 2001, pelo Departamento de Fonoaudiologia da FOB, sob a orientação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

Durante a audiência pública foram discutidas diversas questões como a falta de fonoaudiólogos na Atenção Primária à Saúde no Município de Bauru, os estágios que ocorrem nas unidades da Saúde, da Educação, do Serviço Social e na Saúde do Trabalhador, além do papel da Clínica-Escola de Fonoaudiologia na formação de qualidade do profissional.

A audiência contou com representantes da sociedade civil, da imprensa em geral, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação do Curso de Fonoaudiologia e um representante docente do Curso de Odontologia da FOB/USP.

Agora o projeto será votado pelos vereadores em data a ser marcada e se aprovado será transformado em Lei, instituindo o “Dia Municipal dos Cuidados com a Voz”, comemorado em 16 de abril, coincidindo com a comemoração do "Dia Mundial da Voz".

Foto: Fonoaudióloga Daniela Modolo, aluna de fono Rebeca Liaschi, professora Kelly Silvério, fonoaudióloga Vanessa Veis, vereador Raul Gonçalves Paula, professor César Freitas, professora Maria Aparecida M. P. Machado , professora Sueli Moreira (UFRN) e professora Alcione Brasolotto

Crédito da foto: Vanessa Veis Ribeiro