Olhares Urbanos em exposição na Biblioteca

11/11/2019

Olhares Urbanos em exposição na Biblioteca

A exposição de fotografia “Olhares Urbanos”pode ser vista até o dia 13 de dezembro, na Biblioteca da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP).

A mostra integra o Projeto Atelier & Arte da Seção de Eventos Culturais da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B).

Os trabalhos são de Denise Guimarães, fotógrafa da Tecnologia Educacional da FOB-USP. Paulistana, reside em Bauru há 27 anos, é formada em Design pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, onde também fez o Mestrado em Design. Repórter fotográfica, já atuou em jornais e Assessoria de Imprensa.

Ministra cursos e atualmente leciona na FIB - Faculdades Integradas de Bauru, nos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Audiovisual e Arquitetura.

O título “Olhares Urbanos” faz referência ao gosto pela fotografia de rua nas cidades.

“São 12 fotos. Foram feitas este ano em uma viagem para os Estados Unidos. Eu tenho muito material de todos esses anos em que fotografo, mas as fotos que fiz este ano foram muito especiais porque, além de ter sido minha primeira viagem internacional fora da América do Sul, pude circular com a câmera pelas ruas, sem me preocupar com insegurança... isso me permitiu tranquilidade para fotografar, algo que, infelizmente não é possível em São Paulo”, acrescenta a fotógrafa.

O gosto pela fotografia foi influência do seu pai, que lhe deu uma câmera quando tinha 13 anos, uma Yashica amarela, guardada até hoje com muito carinho. Mas só começou a pensar seriamente na fotografia durante a faculdade.

Sua escola é o fotojornalismo, por acompanhar os fatos de perto, e contar a história sob o seu ponto de vista. Na sua opinião, o bom fotógrafo deve priorizar a sensibilidade acima da técnica.

Sobre a importância da fotografia em sua vida, Denise Guimarães afirma que a fotografia é a sua voz.

“Olhares Urbanos” pode ser vista na Biblioteca da FOB-USP até o dia 13 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados das 9h às 12h.

A Biblioteca da FOB-USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).

Informações no Centro Cultural da USP no telefone: (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br

Foto: "Domingo no Parque" e "Para Lennon"

Crédito da foto: Giane Quintela (Centro Cultural da USP Bauru)