Conteúdo atualizado em 18.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
30/03/2022

Águas e cores no Centro Cultural da USP

A Exposição de Aquarelas “Águas e Cores” do artista Yuji Sato, pode ser vista no Centro Cultural do campus da Universidade de São Paulo (USP) de Bauru até o dia 12 de abril.

O artista plástico e aquarelista Nelson Yuji Sato nasceu em Irapuru, interior de São Paulo e chegou em Bauru no início da década de 60.

Na década de 70, encontrou em sua casa um conjunto de tinta guache que seria sua iniciação no caminho da pintura. Pintava em tudo, desde paredes até móveis e portas velhas que se tornaram telas onde o tema era sempre paisagens com árvores e montanhas.

Em 1987, se mudou para Campinas (SP) e participou de um curso completo de desenho e pintura, no Atelier Escola Paulo Branco onde desenvolveu diversas técnicas como óleo, grafite, nanquim, lápis de cor, pastel seco, acrílico e aquarela.

Chegou a fazer alguns trabalhos em óleo e lápis de cor, mas quando viu um lindo trabalho em aquarela de um colega, ficou fascinado, experimentou e se apaixonou e desde então trabalha exclusivamente com essa técnica.

A Exposiçõo

O tema “Águas e Cores”, surgiu espontaneamente, visto que o artista sempre procurou retratar em suas obras paisagens exuberantes, onde a água abundante e as cores vibrantes da natureza estão sempre presentes.

No Centro Cultural do campus USP de Bauru, o artista expõe 35 obras, utilizando a técnica de aquarela e procura passar ao observador tranquilidade, alegria e felicidade.

Além de artista, Yuji é administrador de empresas graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), pós-graduado em Análise de Sistemas por esta mesma Universidade e em Sistemas de Informações pela Faculdades Associadas de São Paulo (FASP).

Serviço:

A mostra está aberta à visitação pública até o dia 12 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O Centro Cultural da USP localiza-se na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, na Vila Universitária, em Bauru (SP).
Informações no telefone: (14) 3235-8394 ou no e-mail: centrocultural@usp.br

Só podem visitar a exposição pessoas com a imunização completa, ou seja, com dose única ou duas doses de vacina e com comprovante de vacinação.

Foto: Yuji Sato

Crédito da foto: Giane Quintela (Centro Cultural/USP)