Conteúdo atualizado em 12.04.2024

Marianne Ramalho, Assessora de Comunicação da PUSP-B
07/11/2022

Aulas de Yoga para alunos de graduação da FOB

No período de 22 de novembro a 15 de dezembro serão realizadas Aulas de Yoga para alunos de graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

As aulas vão acontecer na Sala 3, do Bloco Didático III da FOB, das 18h30 às 20h.

Com foco na atenção à saúde mental, o módulo de Yoga é uma promoção conjunta da Divisão de Atendimento à Comunidade (DVATCOM) e da Seção Técnica de Comunicação e Cultura (SCECULT) da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B) e da FOB, com apoio da Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (FUNBEO).

A vivência será realizada com o seguinte cronograma:

- Inscrições até o limite de 30 vagas: de 7 a 11 de novembro, por meio do e-mail do Centro Cultural (centrocultural@usp.br)

- Horário: aulas às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h

- Início das atividades: em 22 de novembro

- Fim das atividades: em 15 de dezembro

A PRÁTICA DO YOGA

As aulas serão ministradas pela professora Valquiria da Silva Pereira, do Instituto Sankalpa, empresa que tem como principal objetivo auxiliar no processo de ressignificação da relação dos alunos com as práticas de atividades físicas e com o corpo, transformando também a sua relação
consigo mesmo.

O Yoga é baseado em uma filosofia milenar que atua no processo de autoconhecimento.

Nas aulas, é possível direcionar a atenção para todas as dimensões do ser: física, mental, energética e espiritual, possibilitando maior percepção sobre si, adoção de mais ações de autocuidado, redução de dores e tensões e muitos outros benefícios.

Além disso, os praticantes serão incentivados a adotar as técnicas de yoga para além do horário de aula, utilizando práticas simples e rápidas como a respiração consciente (pranayamas) ou posturas psicofísicas (asanas) para melhorar a qualidade de vida no dia-a-dia.

Os participantes devem usar roupas confortáveis, trazer uma garrafa de água e toalha.