FOB premiada em estudo sobre câncer

09/11/2018

FOB premiada em estudo sobre câncer

O “Estudo caso-controle de índices de doenças bucais em indivíduos com câncer de cabeça e pescoço após terapia antineoplásica” obteve o terceiro lugar na Categoria: Saúde Multiprofissional do Prêmio “Eric Roger Wroclawski 2018” concedido pelo Albert Einstein – Sociedade Beneficente Israelita Brasileira.

O prêmio foi entregue em outubro em cerimônia realizada no Hospital Israelita Albert Einstein. O artigo premiado como o melhor do ano foi publicado na Revista Einstein indexada em bases de dados internacionais como Pubmed e Scopus, que têm visibilidade mundial.

O artigo foi redigido por Reyna Aguilar Quispe , pós-graduanda de Estomatologia e Radiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), baseada numa pesquisa de Iniciação Científica de Adrielle Lindolpho Cremonesi, orientada por Paulo Sérgio da Silva Santos, professor associado do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia da FOB.

O Estudo

Segundo o professor Paulo Santos, o estudo analisou as alterações bucais em indivíduos que tiveram câncer de cabeça e pescoço e receberam como tratamento a radioterapia.

Estas alterações podem ser graves e comprometem a qualidade de vida das pessoas que passam por este tipo de tratamento. O entendimento destas alterações facilita aos profissionais da área da saúde, criarem estratégias para prevenir as alterações e melhorar a qualidade de vida destas pessoas.

O estudo foi realizado no Centro de Pesquisa Clínica da FOB-USP e contou com a participação da equipe de trabalho integrada por: Reyna Aguilar Quispe, Adrielle Lindolpho Cremonesi, Jeanne Kelly Gonçalves, Cassia Maria Fischer Rubira e Paulo Sérgio da Silva Santos.

O professor Paulo Santos, que é um dos coordenadores do Centro de Pesquisa Clínica da FOB ressalta a importância do prêmio, em virtude da produção de ciência nesse Centro, e a divulgação para os profissionais da odontologia nacional, que terão como referência esta pesquisa e a valorização das pesquisas de Iniciação Científica realizadas por alunos de graduação.

Foto: Reyna Aguilar Quispe, pós-graduanda da FOB