Fale Conosco

Conteúdo atualizado em 19.03.2020


Dangerous Decibels promove saúde auditiva

Marianne Ramalho, Assessoria de Comunicação da PUSP-B
02/09/2016

Dangerous Decibels promove saúde auditiva

A professora Andréa Cintra Lopes, do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP) foi aprovada em primeiro lugar como Tutora do Programa Dangerous Decibels Brasil 2016, num processo seletivo concorrendo com 15 candidatos.

O Programa tem a finalidade de promover a saúde auditiva de crianças e adolescentes, com o objetivo de prevenir perdas auditivas e zumbido provocados por exposição a sons intensos.

Durante o 30º Encontro Internacional de Audiologia (EIA) realizado em abril, na FOB/USP a Academia Brasileira de Audiologia (ABA) fez uma parceria com o Programa Decibels Brasil para promover a saúde auditiva de crianças e adolescentes em todo o território nacional.

Estudos internacionais indicam que 12,5 % de crianças e adolescentes, apresentam um rebaixamento auditivo característico da exposição a sons intensos em pelo menos uma das orelhas. Esta perda auditiva é irreversível, mas pode ser prevenida.

O Programa usa estratégias educativas divertidas para informar a criança e o adolescente sobre os efeitos dos sons intensos na audição, e com isso promove a saúde auditiva.

No Brasil as atividades do Dangerous Decibels já estão sendo realizadas em três cidades: Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) e São Paulo (SP).

Informações adicionais podem ser obtidas no site: http://www.audiologiabrasil.org.br/ddbrasil  

Foto: Professora Andréa Cintra Lopes

Crédito da foto: Denise Guimarães (FOB/USP)

imprimir





 Envie sua sugestão de notícia